O cliente é a base do nosso trabalho dentro e fora da
farmácia. Um cliente bem atendido voltará para fazer novas compras e contará
aos seus amigos e parentes. Um cliente mal atendido não voltará e também
contará para amigos e parentes.
A conscientização do grupo de trabalho em uma farmácia para
o tipo de cliente que se utiliza dela é fundamental. Um funcionário que não
sabe trabalhar bem destrói a farmácia em pouco tempo.
O nosso cliente não é igual ao de uma lanchonete ou
sapataria. Ele está doente, ou tem tem um parente doente na família, está
sempre com pressa e, na maioria das vezes, não sabe nada a respeito do produto
que está levando.
Para que um venda seja bem feita é necessário que o
empregado conheça aquilo que está vendendo.
Deverá sempre:
- Ter consciência de que o cliente da farmácia e diferente
de outros ramos do comércio, que provavelmente está debilitado, sem paciência,
sem condições físicas para esperar etc;
- Conhecer os
clientes costumeiros , se possível pelo nome, seus problemas básicos;
- Conhecer o Código
de Defesa do Consumidor;
- Deverá, sempre, ter
educação e respeito para com todos que se dirigem à farmácia.
Para que este atendimento esteja de acordo, existem alguns
itens que devem ser observados, como:
1 - Cumprimente o cliente com respeito e segurança. Seja
firme e decidido.
2 - Cumprimente rapidamente o cliente. Não é necessário
saber de toda a família, time de futebol, etc.
3 - Se não for possível usar palavras, ou seja, se você
estiver atendendo outro cliente, use gestos ou um olhar, reduza a possibilidade
do cliente se sentir ignorado e sair.
4 - Se possível, dê-lhe um aperto de mão. Não é necessário
mais que isto.
5 - Diga "por favor" e "obrigado".
6 - Conheça seus clientes e sua personalidade. Os clientes
que são constantes esperam ser reconhecidos quando entram na farmácia. Faça
com que ele se sinta especial, um
cliente "da casa".
7 - Prometa menos e faça mais. Não adianta prometer coisas
que você já sabe que não conseguirá cumprir. Só garanta aquilo que você tem
certeza que é possível fazer; promessas não cumpridas diminuem a credibilidade.
8 - Não se torne íntimo demais. "Amigos, amigos,
negócios à parte". É fundamental o bom relacionamento, porém o excesso de
amizade pode inviabilizar um negócio.
9 - Ouça mais e fale menos.
10- O cliente não tem culpa de seus problemas. Guarde os
seus problemas para si, não deixando transparecer ao cliente.
11-O cliente tem seus próprios problemas, não precisamos
aumentá-los.
12 - Cuide de sua aparência pessoal. Devemos estar com o
avental sempre limpo, cabelos penteados e mãos e unhas limpas.
13 - Verifique a aparência do seu local de trabalho, ele
também deverá estar limpo, arrumado, fazendo com que o cliente tenha a sensação
de higiene e segurança.
14 - Ganhe seus clientes pelo telefone. Um atendimento
telefônico mal feito faz com que o cliente não venha pessoalmente e a venda não
se realizará.
15 - Deve-se antecipar às necessidades do cliente. Na medida
do possível, devemos prever o que o cliente precisa.
16 - Deve-se, em resumo, satisfazer as suas necessidades,
garantindo assim a fidelidade do cliente, ou seja, que o cliente retorne para
novas compras e conte a todos como foi bem atendido.
Fonte: Atualização do Balconista de Farmácia no 4 - 1998
Texto: Farmacêutica Ana Beatriz
Castelo Branco Destruti
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