Fonte: UGT
A bancada dos trabalhadores no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem Canindé Pegado, secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores (UGT), como representante da central, obteve do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, a prorrogação do prazo para que o trabalhador saque o abono salarial do exercício 2015/2016 até o dia 30 de dezembro deste ano. O primeiro prazo havia vencido em 30 de junho, e também a pedido dos trabalhadores ele foi prorrogado para o dia 31 de agosto. No entanto, quase um milhão de trabalhadores ainda não sacaram seu abono.
Nesta quarta-feira (31/8) durante a reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), os representantes dos trabalhadores ponderaram junto ao ministro a necessidade da prorrogação do prazo que, além de ajudar do trabalhador num momento de crise e de desemprego, vai também ajudar a economia do País, uma vez que cada trabalhador recebe um salário mínimo, no valor de R$ 880,00.
Numa consulta ao presidente Michel Temer, o ministro recebeu o aval para atender ao pedido dos trabalhadores. Vale lembra que na primeira prorrogação quase 200 mil trabalhadores sacaram o abono, após o prazo final de 30 de junho. Na opinião de Canindé Pegado, com esse novo prazo uma boa fatia desses um milhão de trabalhadores que ainda não sacaram o abono terão uma nova oportunidade.
Têm direito ao benefício os empregados que tenham recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até 2 (dois) salários mínimos médios de remuneração mensal; tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 (trinta) dias no ano-base 2014; estejam cadastrados há pelo menos 5 (cinco) anos; é que tenham sido informados corretamente na Relação Anual de Informação Social - RAIS.