terça-feira, 18 de março de 2014

Fecomerciários: 75 anos de sucesso!

Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas BS
Este ano, todos os Sindicatos filiados à Fecomerciários vivem um momento de celebração, pois nossa Federação completa 75 anos de fundação. Os práticos de farmácia, comerciários por natureza, sentem orgulho em participar desta história de sucesso, escrita por gerações de sindicalistas que dedicaram suas vidas a construir a entidade responsável que hoje nos acolhe, une e fortalece como categoria profissional.

A Fecomerciários nasceu do sonho de alguns sindicatos de empregados no comércio que traziam em sua bagagem histórica o pioneirismo comerciário das lutas sociais no Brasil, que começou no século XVIII, a princípio de forma espontânea e, depois, por meio da organização em associações que saíam às ruas com jornais, greves e protestos contra a exploração do trabalho. Já nas primeiras décadas do século XIX, o comércio se expandia, principalmente em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, mas surgiam problemas como a ausência de mão de obra qualificada, baixos salários e extensas jornadas de trabalho. O Dia do Comerciário, instituído em 30/10/1932, remete a um histórico de demandas que marca a categoria dos comerciários como precursora da luta dos trabalhadores brasileiros pela conquista da jornada de oito horas diárias e do repouso aos domingos e feriados.


8ª Marcha de Trabalhadores


Todo trabalhador deve saber sobre demissão...

Fonte/Arte: TRT2


Aparecer demais na rede pode ser perigoso!

Fonte: Correio Braziliense
Em uma página na internet, Yorrally Ferreira – assassinada pelo ex-namorado no último fim de semana – publicava a maior parte de sua vida pessoal. Informações como a escola onde estudava, o local em que morava e identificações de familiares ainda podem ser acessadas por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não enviaram uma solicitação para acompanhar as atualizações. O atual namorado da menina chegou a postar uma foto da cena do crime na rede. Assim como a jovem, milhares de pessoas usam a internet para fazer desabafos, mostrar um pouco de sua vida e divulgar fotos. Especialistas alertam para os cuidados de tamanha exposição.

Professor do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e psicólogo, Carlos Augusto de Medeiros explica que vivemos em uma sociedade na qual as pessoas procuram agir e se mostrar para ser reconhecido por um grupo. “Chegamos a ser, de certo modo, escravos do poder, do status, do reconhecimento. E as redes sociais maximizam isso. As pessoas têm que se preocupar muito e estar atentas para não perderem a individualidade”, diz.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...