Fonte/Fotos: Fecomerciários
O presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, abriu na noite de terça-feira (14/10) o 23º Congresso Sindical Comerciário no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, na cidade de São Pedro, interior do Estado de São Paulo. Com o tema “Sindicalismo Comerciário: forte na base e atuante nas lutas políticas e sociais”, o evento conta com aproximadamente 800 participantes. Esse ano o Congresso tem Motta como coordenador geral; Ademir Lauriberto Ferreira, presidente do Sincomerciários de São Carlos, coordenador executivo; Edson Ramos, secretário da Fecomerciários, subcoordenador. O vice-presidente Giovani e os diretores Ivone, Rogério e Orlando do Sinprafarmas BS estão participando do evento.
Segundo Motta, a exposição dos palestrantes formará um vetor para a constituição de futuras resoluções, orientadoras e esclarecedoras. “Trata-se de um fórum democrático de discussão, além de se constituir num ambiente de confraternização entre companheiras e companheiros que se deslocaram de todo o Estado”, disse. Ele ainda enfatizou que todos sairão deste Congresso com metas e desafios claramente estabelecidos.
“Os Congressos Sindicais Comerciários da nossa Federação e seus 68 Sindicatos Filiados traçam diretrizes que efetivam, na prática, nossas resoluções”, destacou Motta. O presidente da Fecomerciários falou também que as organizações sindicais e políticas da categoria comerciária têm evoluído e devem permanecer crescendo, ainda mais com as ameaças de redução ou flexibilização de direitos dos trabalhadores.
O Congresso segue até dia 16, quinta-feira, com palestras esclarecedoras para ampliar o conhecimento dos participantes.
Organização sindical
Em seu discurso, o coordenador executivo Ademir falou sobre a importância dos Congressos, pois foram eles que ajudaram a construir os 75 anos da Federação.
Conscientização política
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC), Levi Fernandes Pinto, parabenizou os participantes do Congresso e destacou a importância da união para fortalecer a categoria comerciária. Ele também comentou sobre a necessidade da conscientização política dos comerciários: “A bancada de trabalhadores no Congresso Nacional foi reduzida este ano, por isso, é hora de alinhar e fortalecer o movimento sindical”.
Autoridades
O evento foi prestigiado por diversas lideranças sindicais, que falaram sobre a importância do tradicional Congresso Sindical Comerciário. Além de Motta, Ademir, Edson e Levi, a mesa de abertura foi composta por Ivo Dall’Acqua, vice-presidente da FecomercioSP; Lia Marques, vice-presidente da Fecomerciários; Álvaro Furtado, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo; Canindé Pegado, vice-presidente da UGT Nacional; Luiz Gonçalves, presidente estadual da Nova Central; Miguel Torres, presidente da Força Sindical Nacional; Sérgio Luiz Leite, presidente da Federação dos Químicos e Farmacêuticos do Estado de São Paulo; Wallace Garroux, presidente do Sincomércio de Bauru; e Clóvis Rodrigues, presidente do Sincomerciários de Belo Horizonte e da UGT Minas Gerais.
Depoimentos e vídeos
Durante o 23º Congresso foram apresentados vídeos de autoridades que não puderam comparecer no evento, mas que deixaram a sua mensagem, como o deputado estadual Campos Machado, o ex-presidente da República Lula e o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah. Um vídeo institucional da Fecomerciários mostrou toda a estrutura da entidade e dos seus 68 Sindicatos Filiados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário