Fonte: Fecomerciários c/informações da Folha de São Paulo
Fazer lista do que falta na despensa de casa antes de ir às compras e elaborar um cardápio para a semana ajudam a combater o desperdício de comida e, consequentemente, de dinheiro.
"Fizemos contas e vimos que uma família joga fora em torno de 30% do que gasta com alimentos", afirma Helio Mattar, do Akatu.
Outra recomendação simples para evitar a perda de comida é colocar os produtos mais antigos na frente na despensa e congelar alimentos para consumi-los depois.
Ainda na despensa de casa, uma alternativa mais em conta é recorrer a refis – há versões de amaciantes, achocolatados, filtros de café, entre outros – e embalagens retornáveis, como de refrigerantes. "O consumidor reduz a quantidade de plástico usada na produção de embalagens e economiza, pois os refis costumam ser mais baratos", afirma Jurandir Macedo, planejador financeiro.
Dar preferência a bens com maior durabilidade, usar os produtos enquanto em bom estado e consertar os quebrados são outras atitudes que, além de fazerem bem ao ambiente, poupam dinheiro. "Quantas pessoas trocam o celular que ainda está funcionando perfeitamente?", questiona Macedo.
"É preciso adotar uma atitude responsável. Ter cuidado com o descarte, com a embalagem. O ideal é que aquele produto deixe a menor quantidade de resíduos possível", afirma Alejandro Pinedo, professor do curso sustentabilidade empresarial do Insper, instituto de ensino.
Reciclar os resíduos não orgânicos reduz o uso de recursos naturais para a produção de novas mercadorias.
Em São Paulo e no Rio Grande do Sul, os consumidores têm um incentivo extra para adotar tal prática: a AES Sul e a AES Eletropaulo dão desconto na conta de luz para quem levar materiais recicláveis a um ponto de coleta do programa "Recicle Mais, Pague Menos". Os pontos estão no site das empresas e o desconto é dado de acordo com o peso do material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário