Fonte: Blog
LM
Uma equipe unida e em sintonia com o trabalho é
o sonho de qualquer organização. Contudo, formar esta equipe não é uma tarefa
fácil e exige um exercício diário de relacionamento e compreensão. Pensando
nisso, preparamos uma lista com 10 dicas essenciais para tornar
o ambiente de trabalho um lugar mais prazeroso e melhorar o desempenho do
trabalho coletivo.
1. Saiba Ouvir – respeite as
opiniões de seus colegas de trabalho e procure compreendê-las antes de
julgá-las. Ao se permitir ouvir, é possível que novas ideias venham à tona no
ambiente de trabalho.
2. Compartilhe as suas
Dificuldades – ninguém é o detentor do conhecimento absoluto. Sempre
que sentir dificuldades, compartilhe com seus colegas, peça opinião, sugestões e
crie um ambiente de construção coletiva de conhecimento.
3. Evite críticas vazias –
evite realizar críticas vazias ou sem fundamentos. Ao identificar alguma falha,
problema ou fator negativo no trabalho do seu colega, converse e busque entender
melhor qual foi o motivo.
5. Planeje seu dia-a-dia – um
ambiente formado com muitas pessoas tem uma tendência natural à dispersão. Para
evitar isso, é preciso estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas pelo
grupo e, sempre que possível, realizar balanços para verificar se foram
atingidas ao longo do tempo previsto.
6. Mantenha o Diálogo –
networking é um ponto-chave na cultura organizacional. Sempre mantenha o diálogo
e uma postura ética e transparente com seus colegas de trabalho.
7. Tenha paciência – em
diversos momentos será necessário conciliar opiniões diversas no ambiente de
trabalho. Para evitar desgastes e crises de relacionamento, busque compreender
melhor as situações, mesmo que você não esteja de acordo com as opiniões em
jogo.
8. Saiba Dividir – uma
organização não é composta apenas por um indivíduo. Logo, ao finalizar sua
pauta, não dê o trabalho como terminado. Procure observar mais o ambiente de
trabalho e, na medida do possível, delegue, compartilhe responsabilidades e
busque dividir esforços em prol do grupo.
9. Cuidado com o pensamento
coletivo – o grupo deve estar aberto a receber opiniões externas e
contrárias a práticas já consolidadas no seu dia-a-dia. É importante compreender
que nem sempre o que todo mundo faz é o melhor para a organização ou mesmo para
o próprio grupo.
10. Crie momentos de
diversão – após o corre-corre diário, crie momentos de alegria, happy
hours, comemorações etc. Esses momentos são importantes para fortalecer os laços
dentro de uma organização e humanizar as relações de trabalho.
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