Este verão está sendo um convite às doenças... além da febre amarela e dengue, a hepatite “A” também causa preocupação.
Graças ao mosquitinho Aedes Aegypti, protegido por uma parcela expressiva da população que não mantém limpa suas moradias, dengue e febre amarela podem se espalhar rapidamente.
O aumento de casos de febre amarela levou a uma corrida aos postos de saúde com filas serpenteantes e fracionamento das vacinas, uma vez que não existe estoque suficiente para vacinar plenamente a população. Mais um daqueles problemas inconvenientes causados pela demora, falta de planejamento e má gestão do dinheiro público. Nenhuma novidade até aqui.
Mas, sempre é bom lembrar que quem tomou a vacina plena está imunizado para toda vida. A vacina fracionada tem duração de nove anos. Por isso não precisa sair correndo, a menos que vá viajar para algum dos lugares de risco. Informe-se, consulte sua carteira de vacinação e faça o que for apenas necessário para você e sua família.
A vacinação começa dia 3/fev, vai até 24/fev no Estado de SP e os nove municípios da Baixada Santista estão incluídos. O primeiro e último dia da campanha serão de mutirões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário