Suprimentos e Farmacoeconomia serão um dos destaques do Manual de Efetividade e Práticas contra o Desperdício, livro que reunirá iniciativas relacionadas à diminuição do desperdício em hospitais membros da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp).
O material será lançado em um dos maiores eventos do segmento hospitalar no Brasil, o Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), que debate, este ano, a “Eficiência: como o combate ao desperdício irá transformar o sistema de saúde”.
Estudos mostram que o desperdício de medicamentos representa 20% dos custos de saúde. São considerados desperdícios o descarte de medicamentos não utilizados, a não aderência a tratamentos pelos pacientes, o não uso de genéricos, erros de medicação bem como falhas de suprimentos para hospitais.
Segundo a diretora executiva da Anahp, Martha Oliveira, o manual servirá como um compilado de boas práticas que se mostraram efetivas e podem ser adotadas por outras instituições. “Uma de nossas premissas é essa possibilidade de troca de experiência, que traga contribuições para todo o setor e, principalmente, para a qualidade dos serviços que prestamos”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário