terça-feira, 1 de março de 2011

Aplicação de Injetáveis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da RDC 44/09, estabeleceu novos serviços a serem exercidos nas farmácias, como a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos e a prestação da atenção farmacêutica (assistência domiciliar, aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos e a administração de medicamentos). No entanto, um dos mais antigos serviços permitidos é a aplicação de injeções – atividade autorizada desde 17 de dezembro de 1973, pela Lei 5.991.

Todo medicamento injetável é de venda sob prescrição médica, conforme RDC 138/2003, da Anvisa. A aplicação é um dos mais antigos direitos da farmácia. A atividade está autorizada desde 1973. Já a Resolução 357 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), de 20 de abril de 2001, regulamenta as Boas Práticas de Farmácia e determina que é atribuição do farmacêutico, ou de profissional habilitado com autorização expressa dele, a prestação do serviço de aplicação de injetáveis, desde que o estabelecimento possua local devidamente aparelhado, em condições técnicas higiênicas e sanitárias nos termos estabelecidos pelo órgão competente da Secretaria de Saúde. O estabelecimento dever possuir livro de receituário destinado aos registros das injeções efetuadas.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Comunitária (SBFC), Amilson Álvares, os medicamentos injetáveis, apesar de parecerem insignificantes no tíquete médio de uma farmácia, possuem valor agregado muito importante, fidelizando clientes e completando vários receituários para aumentar o faturamento.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...