terça-feira, 1 de outubro de 2013

Em outubro rosa, campanha alerta mulheres sobre câncer na mama

Em dias de outubro cor-de-rosa, mês da campanha mundial contra o câncer de mama, as mulheres são alertadas sobre esse tipo de neoplasia, que detectado no início tem alto índice de cura. 

A doença é a que mais provoca a morte de mulheres no mundo, mas a chance de cura da doença descoberta no início é de 85%, e sem retirada da mama. Por isso, é importante o diagnóstico precoce.

O movimento internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.


A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos  em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa, adotada em muitas cidades,  assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Participe, faça uma mamografia!

Estatuto do Idoso completa 10 anos

Apesar do aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a sociedade tem muito o que cobrar para que o Estatuto do Idoso seja cumprido. O conjunto de leis completa 10 anos hoje sem que boa parte da população conheça os seus direitos. Além de assegurar a preferência em estacionamentos, filas e outros benefícios, o instrumento pode ser invocado em denúncias de maus tratos.

No entanto, outros artigos da lei não saíram do papel, como a equiparação dos valores de planos de saúde e mais espaço nos meios de comunicação. O aumento da expectativa de vida torna o Estatuto cada vez mais presente na sociedade brasileira.

O Estatuto do Idoso foi elaborado pelo senador Paulo Paim (PT) e sancionado em primeiro de outubro de 2013 no governo Lula. As políticas voltadas para os idosos estão sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Dados do IBGE mostram que o número de pessoas com idade superior a 65 anos deve quadruplicar até 2060, chegando a quase 27% da população.  

Dia do Idoso!


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...