terça-feira, 7 de agosto de 2018

Cientistas alertam que a Terra pode cair em estado estufa irreversível

Fernando Frazão/Ag Brasil
Fonte: Ag Brasil
A Terra corre o risco de cair em um estado estufa irreversível devido ao aquecimento global, o que tornaria inabitáveis vários lugares, alertou nesta terça-feira (7) estudo internacional.

Pesquisa liderada por Will SteÙen, da Universidade Nacional da Austrália (ANU, a sigla em inglês), adverte que a situação pode resultar em temperaturas a meio-cinco graus acima da era pré-industrial e que o aumento do nível do mar suba a longo prazo entre 10 e 60 metros. Atualmente, a temperatura média global é pouco mais de um grau superior ao da era pré-industrial e aumenta 0,17 graus a cada década SteÙen observou que se as temperaturas aumentassem dois graus devido às atividades humanas, os processos seriam ativados no sistema da Terra, chamados de retroalimentação, o que poderia desencadear maior aquecimento, mesmo se os gases de efeito estufa não fossem mais emitidos.

Esses elementos de retroalimentação incluem descongelamento do pergelissolo (solo permanentemente congelado), a perda de metano hidratado das águas marinhas, o enfraquecimento de carbono em terra e no mar e o aumento da respiração bacteriana nos oceanos.

Também incluem a morte regressiva da Ûoresta amazônica e da Ûoresta boreal, a redução da camada de neve no Hemisfério Norte, a perda de gelo marinho no verão ártico, assim como a redução do gelo marinho antártico e as camadas de gelo polar.

Caça ao Eleitor!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Em 7 de outubro, 147 milhões de eleitores estarão diante da urna eletrônica para decidir quem comandará o Brasil pelos próximos quatro anos, em uma das eleições mais indefinidas e conturbadas desde a redemocratização. Além de governadores e presidente da República, serão escolhidos os novos deputados estaduais e federais e senadores. A campanha começa oficialmente em 16 de agosto, quando é dada a largada da propaganda eleitoral nas ruas e na internet, uma verdadeira “caça ao eleitor”.

Aí então, tudo é válido: beijinhos, abraços, apertos de mãos em feiras livres, no boteco da esquina, no pasteleiro, nas creches, escolas, centros de lazer, campo de futebol, ponto de ônibus, fila do banco, velórios, igrejas, supermercado, festas populares. É a velha maneira de fazer “politicagem” que não muda!

Neste ano, os eleitores votarão para eleger o presidente da República, governadores de estado e do Distrito Federal, senadores (duas vagas por estado), deputados federais e deputados estaduais ou distritais e a partir de agora é você é o foco dos candidatos. Você será abordado, cumprimentado, abraçado e beijado por muitas pessoas que nunca ligaram para você.

Por isso faça uso de sua memória e consciência procure separar o joio do trigo, eliminando da disputa os maus políticos. Mude este jogo e retire de qualquer disputa aqueles que prometem e não cumprem, que já espoliaram, que já estão corrompidos, que não prestam para representar ninguém. Você é o dono de seu destino em sociedade, não o entregue nas mãos erradas, pois serão mais quatro anos de choro e dor.

Você é o juiz, decida, porque a caça à você está liberada!

Balanço da Raia Drogasil mostra que Brasil pode ter farmácias demais


Fonte: Exame
Se já não estivesse perceptível o suficiente em cada esquina das grandes cidades do país, o balanço do segundo trimestre de 2018 da Raia Drogasil reforçou: pode haver um excesso de farmácias no país. 

O crescimento das vendas da maior rede de drogarias do Brasil desacelerou pelo terceiro trimestre consecutivo entre abril e junho deste ano na comparação com o mesmo período de 2017, para 11,6%, com as receitas brutas totalizando 3,8 bilhões de reais. Em igual intervalo de 2017, as vendas tinham subido 16% anualmente. 

O desempenho em 2018 está sendo ainda pior entre as lojas maduras da Raia Drogasil. Entre as que têm quatro anos ou mais de vida, as receitas encolheram 1,4% de abril a junho deste ano na comparação com o mesmo trimestre de 2017, na segunda redução consecutiva. “Essa queda se deveu basicamente ao menor fluxo de clientes nas farmácias, além da greve dos caminhoneiros no final de maio”, diz Sandra Peres, analista-chefe da corretora Coinvalores. 

Com o crescimento frenético da abertura de lojas pelos grandes grupos nos últimos anos em um momento de paralisia econômica, alta do desemprego e achatamento da renda, as drogarias estão agora disputando os mesmos clientes na vizinhança, segundo analistas e executivos de varejo. No Brasil, existem atualmente 66.500 farmácias, o equivalente a um estabelecimento para cada três mil habitantes, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que essa razão seja de um para oito mil.

INSS cobra de volta valores pagos na desaposentação

Os aposentados que conseguiram aumentos provisórios no benefício por meio de ações judiciais de desaposentação estão sendo cobrados pelo INSS a devolver os valores recebidos. Advogados orientam os segurados a recorrerem à Justiça. 

A cobrança foi confirmada pelo INSS, que atestou a autenticidade de uma carta envida no final do ano passado a um segurado de Minas Gerais. O órgão não informou quantos beneficiários terão de devolver valores. 

No aviso enviado ao segurado, o instituto o intima a fazer o pagamento em até 60 dias. O descumprimento implica descontos de até 30% na renda mensal.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...