terça-feira, 21 de maio de 2013

Palestras movimentam seminário dos funcionários da Fecomerciários e Filiados

Equipe do Sinprafarmas BS

O ciclo de palestras do 3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias, que tem como tema “Humanização no Ambiente de Trabalho: Meta Sindical”, começou na manhã desta terça-feira (21/5), no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP, com a profª Gilda Soares, assessora do Departamento de Recursos Humanos da Fecomerciários, que falou sobre “Caminhos para a renovação: sentir, pensar e agir”.

Focando o trabalhador, Gilda enfatizou um dos objetivos da Fecomerciários, que se preocupa com a formação e educação dos funcionários dos 68 Sindicatos Filiados. Ela chamou a atenção do público dizendo que a evolução do grupo depende da mudança do sentimento, pois é a partir daí que surgirá a atitude.


3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais


 
A abertura do 3º Seminário dos Funcionários das Entidades Sindicais Comerciárias da Fecomerciários aconteceu na noite de segunda-feira (20/5) no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP.  Este ano, o evento tem como tema “Humanização no Ambiente de Trabalho: Meta Sindical” e conta com a participação de aproximadamente 300 pessoas, da Federação e dos 68 Sindicatos Filiados. O presidente Biloti e equipe do sindicato participaram do evento.
Projeto

Negociação Coletiva 2013/2014 já está em andamento



A Fecomerciários e os Sinprafarmas filiados já iniciaram campanha salarial para acertar a Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 dos práticos de farmácia do Estado de São Paulo. A data base da categoria é 1º de julho e uma das reivindicações é que a data base ocorra em 1º de setembro a partir de 2014. A CCT, se firmada, deverá ter vigência de 14 meses.

A pauta foi aprovada no dia 26 de abril, em assembléia no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande, da qual participaram os diretores Giovani e Marcelo. 

Outras reivindicações que serão pautadas junto ao setor patronal são as seguintes:
- Reajuste salarial com base no INPC/IBGE do período (01.07.2012 a 30.06.2013) mais 5% de aumento por produtividade;
- Valorização do Piso salarial (Lei 12.790, de 14 de março de 2013, que Regulamenta a Profissão de Comerciário);
- Regulamentação da jornada de trabalho aos domingos e feriados;
- Fornecimento de tíquetes refeições nos dias trabalhados;
- Aviso Prévio em dobro;
- Participação nos Lucros ou Resultados;
- Saúde e Segurança do trabalhador no ambiente físico de trabalho;
Fonte: Fecomerciários

Assuntos tratados com a Drogaria São Paulo


4º Encontro de Dirigentes Sindicais discute planejamento estratégico das Regionais



Na tarde de 20/5, dirigentes sindicais da Fecomerciários participaram, no auditório do Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP, do 4º Encontro de Dirigentes Sindicais do Comércio e Práticos de Farmácia, ministrado pelos assessores da Federação, profª Eunice Aires, do Departamento de Educação e Responsabilidade Social da Federação e Milton Matias, o Zico, do Departamento de Relações Sindicais.

Os coordenadores e subcoordenadores das oito Regionais da Fecomerciários discutiram a dinâmica de cada uma, planejamento estratégico, fortalecimento da imagem sindical, desdobramentos das ações de responsabilidade social e reconhecimento de trabalho que visa o aumento da participação dos dirigentes nos eventos promovidos pela Federação.

Segundo Zico, é importante fortalecer as oito Regionais unindo-se com a Força Sindical para que haja uma troca de experiência entre as entidades. Em sua fala, a profª Eunice enfatizou também a necessidade dos dirigentes sindicais se prepararem para que possam tirar as dúvidas dos associados e da sociedade sobre o que representa para o trabalhador do comércio a conquista da Regulamentação da Profissão.
Fonte: Fecomerciários

Mais de um milhão de trabalhadores não recebeu o PIS


De acordo com a secretaria de Políticas Públicas de Emprego do MTE, mais de 1 milhão de trabalhadores ainda não foram sacar o benefício do Abono Salarial referente à 2012/2013. O prazo para saque se encerra no dia 28 de junho e o Ministério do Trabalho e Emprego vem, desde o mês passado, notificando aqueles que ainda não foram buscar o benefício no valor de R$ 678,00. 

O Abono Salarial PIS/PASEP é um benefício a que tem direito todo trabalhador que tenha tido vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano anterior ao exercício e recebido, em média, 2 salários mínimos, além de estar cadastrado no programa PIS/PASEP por pelo menos 5 anos e informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

Como receber - Os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa e os inscritos no PASEP no Banco do Brasil. Aqueles que tiverem Cartão Cidadão da Caixa, com senha cadastrada podem fazer o saque em casas lotéricas, caixas de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui. Para retirar o dinheiro, devem apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no Pasep.
Fonte: Blog do Trabalho

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...