quarta-feira, 3 de setembro de 2014

10 Atitudes prejudiciais no ambiente de trabalho

Fonte: Portal Tribuna da Bahia 
1) Ficar muito tempo nas redes sociais - não pega bem investir tempo e energia nas redes enquanto há uma série de atividades que precisam ser entregues.

2) Deixar o celular com toque alto - especialmente quando você esquece e toca aquela música muito alta e dançante. Essa atitude não é adequada: o mais indicado é que no ambiente de trabalho o celular fique na função "vibrar ou silencioso” ou com um toque mais discreto.

3) Colocar os dois fones de ouvido com música alta e ignorar o ambiente externo - por mais que você tenha uma atividade com pouca interação com as pessoas, o ambiente de trabalho pede contato e relações humanas. Imagine o quanto é desagradável para o outro tentar obter a sua atenção enquanto você curte sua música em alto e bom tom.

4) Defender verdades “absolutas”, desconsiderando a opinião alheia – você pode parecer um ditador de ideias e conceitos. Assuntos polêmicos como política, religião e futebol (opa, olha a Copa aí) merecem muito cuidado, pois facilmente um desencontro de opiniões podem acalorar ânimos e colocar em risco uma relação profissional. O debate deve ser saudável e enriquecedor para todos. Portanto, aprenda a ouvir e considerar novas ideias.

5) "Nossa você não sabe quem está saindo com o fulano, que é casado!" - fofoca não é legal em lugar nenhum, ainda mais no ambiente de trabalho. O que você ganha falando mal da vida alheia? Dica: se não tem nada de bom para falar de uma pessoa, não fale, simples assim. Pessoas com fama de fofoqueiro costumar ser mal avaliadas pela liderança. Portanto, não faça parte desse time.

6) "Eu não ganho para isso" - esta não é uma frase tão profissional, vamos combinar? Desafios são importantes na vida, oportunidades poderão surgir frente a situações em que você "não ganha para isso". Busque fazer o melhor sempre pois o resultado vem como consequência.

7) "Sempre foi assim e você não mudará isso" - demonstra a dificuldade de um profissional em lidar com o novo ou para tentar compreender o que há de aprendizagem ou oportunidade além do que você consegue perceber. Uma das habilidades que se busca nos profissionais é a habilidade de ser "agente de mudança" em um cenário de constante ruptura. Dizendo isso, você certamente não estará preparado para esse novo cenário.

8) "Eu tenho razão" - ter razão não pode ser mais importante que o resultado. Hoje prevalecem atitudes e busca por soluções. Discutir quem tem razão está “fora de moda”.

9) "Esta empresa não tem jeito, nada dá certo, tudo está errado, nunca vai mudar" - frases negativas como esta não dão espaço para um clima positivo de trabalho. Parece sutil, mas adotar uma postura positiva no trabalho ajuda no conforto e na resolução de problemas e conflitos.

10) "Fulano é um babaca mesmo, aquele é um idiota" – disparar duras palavras ao ar demonstram imaturidade profissional e despreparo emotivo de uma pessoa. Só sai perdendo quem age dessa forma. Conflitos e divergências profissionais precisam ser resolvidas de forma equilibrada, sem partir para campo emocional/pessoal.

Setembro começam as contratações de final de ano

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o comércio varejista vai oferecer 138,7 mil vagas de trabalho no fim deste ano; o período de contratações ocorre entre setembro e novembro; o maior salário de admissão deverá ocorrer no ramo de farmácias e perfumarias. Prepare seu currículo e fique atento!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...