quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Farma Conde B é a Campeã da Copa Perna de Pau 2017


PARABÉNS A TODOS QUE PARTICIPARAM!

26º Congresso Sindical Comerciário

Acontece dias 28 e 29 de setembro, o 26º Congresso Sindical Comerciário, realizado pela Fecomerciários no Centro de Lazer em Praia Grande. O tema do evento é “Sindicalismo pós-reforma trabalhista - reagir, resistir, reorganizar”.

Mais de 500 congressistas lotam o auditório para ouvir palestrantes especialistas no tema: o economista Antonio Corrêa de Lacerda, a consultora sindical Zilmara David Alencar, o líder sindical Lourival Figueiredo Mello, os jornalistas Audálio Dantas e Irineu Toledo, o advogado trabalhista Hermano Moura e o deputado federal Arnaldo Faria de Sá.

O congresso foi aberto oficialmente pelo coordenador executivo Walter dos Santos, presidente do Sincomerciários de Guarulhos, e o presidente Motta encerrou a fase de discursos. 

Qualquer trabalhador pode participar do sindicato e como surgem e se inserem as lideranças no sindicalismo?

Fonte: DIAP/Cartilha Para que serve e o que faz o movimento sindical
Sim, qualquer trabalhador, filiado ou não, pode acompanhar as ações do sindicato representativo de sua categoria profissional. Entretanto, para ser dirigente é preciso estar filiado à entidade. A luta sindical requer consciência e disposição para o trabalho coletivo, em defesa de uma classe.

Para se tornar uma liderança sindical, o trabalhador deve se filiar, participar ativamente do sindicato e desenvolver o senso crítico, além Para que serve e o que faz o movimento sindical de se informar sobre os temas de interesses da classe trabalhadora e de sua categoria profissional.

A maioria dos sindicalistas ou líderes sindicais foi forjada na luta, portanto, no contato direto com os trabalhadores, seja em assembleia, greve ou nas mobilizações, seja nas disputas em eleições sindicais, na situação ou oposição.
Para alguém despontar como liderança, além de capacidade de argumentação e de mobilização, é preciso ter disposição para o trabalho sindical, que é ao mesmo tempo exaustivo e gratificante, pelos resultados que pode trazer em benefício das classes trabalhadoras.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...