terça-feira, 23 de junho de 2015

Presidente Levi abre seminário internacional CNTC/UNI Americas

Fonte: Fecomerciários
Começou na manhã desta terça-feira, 23 de junho, em Brasília, o Seminário Internacional CNTC-UNI Americas: “Multinacionais no Setor de Comércio no Brasil”, evento que acontece até amanhã na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio. 

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, que presidiu a mesa de abertura, deu boas vindas aos mais de 300 participantes, entre os quais dirigentes da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e Sindicatos Filiados.

Gripe e resfriados prejudicam rotina de trabalho dos brasileiros

Os problemas de saúde que mais impedem os brasileiros a comparecerem ao trabalho são a gripe e o resfriado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles foram apontados em mais de 17% dos casos, seguidos de dores nas costas, problemas na nuca ou pescoço, além de dor nos braços e mãos.

Segundo clínico geral do Hospital San Paolo, Dr. Bento Ferreira de Carvalho Filho, gripe e resfriado são doenças diferentes e que requerem cuidados específicos. O quadro da gripe, por exemplo, pode perdurar de 7 a 10 dias. “É uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Podem ocorrer também, complicações como sinusite bacteriana, otite média, pneumonia”, declara.

Já o resfriado comum tem sintomas mais brandos, caracteristicamente percebidos como congestão nasal, coriza clara e espirros, geralmente sem febre. “Resfriados, normalmente são causados por choques térmicos e podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, bem como durante as campanhas nacionais de vacinação”, afirma o médico.

Práticos de farmácia impedem fundação de sindicato fantasma em SP

Fonte/Fotos: Fecomerciários
Liderados por dirigentes da Fecomerciários e dos Sindicatos dos Práticos de Farmácia e dos Empregados no Comércio de Drogas, Medicamentos e Produtos Farmacêuticos (Sinprafarmas) de São Paulo, Santos e São José dos Campos, mais de cem trabalhadores comerciários e de farmácias de todo o Estado estiveram na cidade de Caieiras para impedir o desmembramento da representação sindical e, consequentemente, a criação de um sindicato “fantasma”.

Os práticos votaram unânimes contra a fundação de uma entidade intitulada “Sindifarma”, que representaria empregados práticos, auxiliares técnicos de farmácias, drogarias e manipulações do interior do Estado de SP. A suposta presidente, Claudete Maria Benacci, compareceu acompanhada por dois assessores.

A votação ocorreu durante Assembleia Geral de Fundação, realizada neste domingo, 21 de junho, às 15h, no município de Caieiras, Grande São Paulo, base do Sincomerciários de Franco da Rocha. Os trabalhadores foram convocados por edital, publicado no jornal “Diário de S.Paulo”, edição de 29 de maio de 2015, página 28.

João Pereira de Brito, presidente do Sinprafarma de São Paulo, entidade que representa atualmente 45 mil trabalhadores, defendeu a unicidade sindical dizendo que a Federação dos Comerciários torna legítima a categoria, por meio dos seus 68 Sindicatos Filiados, representados, no ato, por dirigentes de todo o Estado.

“Estamos aqui hoje para manter a ordem e a organização sindical em nossas bases territoriais, em defesa dos trabalhadores, pois, nossa categoria é grande, forte e trabalhamos juntamente com a Fecomerciários pela qualificação profissional dos comerciários e pela garantia dos seus direitos”, disse o presidente.

Estavam presentes funcionários de farmácias da região de Assis, Carapicuíba, Cotia, Fernandópolis, Franco da Rocha, Osasco, Ourinhos, Ribeirão Preto, São Paulo e Santos.

Também participaram da assembleia dirigentes dos Sincomerciários de Araras, Assis, Cruzeiro, Fernandópolis, Franca, Itapira, Ituverava, Jales, Jundiaí, São Paulo, São José dos Campos, Sertãozinho e Rio Claro.

Sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros e é mais comum entre mulheres

Fonte: Agência Brasil
O sedentarismo atinge 45,9% dos brasileiros, divulgou hoje (22) o Ministério do Esporte, na pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte. Os números foram coletados em 2013 e dão conta de que 67 milhões de pessoas não fazem atividade física ou praticam esporte.

O problema é mais comum entre as mulheres, grupo no qual o índice chega a 50,4%, enquanto entre os homens o percentual cai para 41,2%.

Segundo a pesquisa, 25,6% dos entrevistados praticam esportes e 28,5%, atividades físicas, como caminhada. Entre os homens, a prática de esportes supera a de atividades físicas, com 35,9% contra 22,9%. Já as mulheres praticam mais atividades (34%) do que esportes (15,6%).

O sedentarismo entre os jovens foi considerado preocupante pelo ministro George Hilton, que defendeu o aumento da prática esportiva com escolas de tempo integral. Na população de 15 e 16 anos, o sedentarismo chega a 32,7% e o índice cresce conforme a faixa etária aumenta, atingindo 40,7% na faixa etária de 25 a 34 anos e 64,4% entre 54 e 74 anos.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...