terça-feira, 15 de abril de 2008

Dia Nacional de Lutas e Mobilizações pela Redução da Jornada de Trabalho sem Redução de Salários

Definido pelas centrais sindicais, o dia 28 de maio será marcado por manifestações, atos públicos, passeatas, assembléias e paralisações na defesa da aprovação, pelo Congresso Nacional, do projeto de emenda constitucional nº 393/01, de autoria dos senadores Paulo Paim e Inácio Arruda.
Sindicatos e federações estão colhendo assinaturas de trabalhadores em suas bases e também em locais de grande concentração popular para o abaixo-assinado reivindicando a redução da jornada que será enviado ao Congresso Nacional.

Nota Fiscal Paulista começa a restituir imposto

Os consumidores que desde outubro de 2007 passaram a pedir que os estabelecimentos comerciais de São Paulo emitissem nota fiscal com o número de seus CPFs deverão começar a receber os primeiros resgates dos valores da notas.A Secretaria da Fazenda do estado colocou no site do programa Nota Fiscal Paulista um link em que os consumidores definirão a opção que preferem para receber a “restituição” de parte dos montantes gastos nos estabelecimentos cadastrados. O crédito poderá ser usado para diminuir o valor do IPVA ou ser depositado em conta corrente, poupança ou no cartão de crédito. O valor pode ainda ser transferido para outra pessoa ou ser recebido em prêmios.

Jornada para pagar pela alimentação

Com o reajuste do salário mínimo que entrou em vigor a partir de 1º de março, a jornada de trabalho necessária para a aquisição dos alimentos básicos essenciais (na média de 16 capitais pesquisadas pelo Dieese) é de 102 horas e 16 minutos. Os produtos da cesta básica tiveram aumento, em março, na maioria das capitais.
Fonte: Portal Gestão Sindical

Horas extras e Banco de Horas na mira do trabalhador!

Para a redução da jornada de trabalho proporcionar o benefício esperado pelo movimento sindical, criação de 2,25 milhões de novos postos de trabalho, a medida tem de vir acompanhada do fim das horas extras e de uma nova regulamentação do banco de horas. Com isso, espera-se impedir que os empresários se utilizem deste expediente para compensar os efeitos da redução da semana de trabalho, pois o movimento sindical quer é a contratação de novos trabalhadores (Dieese).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...