quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de Março, uma data para refletir e... reverenciar

Dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Uma data para reflexão, avaliação e ação; manifestação, reivindicação e celebração. Um dia para que a sociedade se conscientize da luta que as mulheres vêm empreendendo com mais força nos últimos cem anos, organizando-se no movimento feminista contra o machismo, à opressão e à exploração.

A própria origem do Dia Internacional da Mulher marca essa realidade. No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova York/EUA, entraram em greve. Ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como redução da jornada de 16 para dez horas, salários iguais aos dos homens (recebiam um terço do salário masculino para executar a mesma tarefa) e tratamento digno no ambiente de trabalho. Foram trancadas dentro da fábrica que foi incendiada. Morreram 129 tecelãs, por causa de uma ação desumana conduzida por patrões e policiais.

Saúde, política e lazer movimentam o 8 de Março das Comerciárias e Práticas de Farmácia

Começa hoje em Praia Grande o maior encontro de trabalhadoras do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. A 2ª edição do evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, realizado pela Fecomerciários no Centro de Lazer de Vila Mirim, abordará temas como saúde, reivindicações trabalhistas e a participação política feminina sob o foco “Reconhecimento e Igualdade”.

Além dos debates, haverá uma série de atividades de lazer, como caminhada na praia, aula aberta de dança de salão, avaliação de saúde das participantes e peça teatral.

O renomado ginecologista Dr. Malcolm Montgomery vai falar sobre “as dores e os amores” da mulher atual. Autor de nove livros, o médico se dedica, há mais de 30 anos, a transmitir informação como fonte de conhecimento e prevenção para a mulher.

A “evolução da mulher na política” será assunto de palestra da prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Dias de Almeida Andrade. Com mais de 20 anos de experiência como funcionária pública, e pós-graduada em Gestão de Cidades, Ana Karin foi a primeira mulher da história eleita para governar o município.

O Sinprafarmas BS estará bem representado no evento.

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

As Mulheres Práticas de Farmácia estão inteiras na luta em busca de uma nova ordem social onde o trabalho seja decente e o gênero respeitado.

Diretoras do Sinprafarmas BS

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...