quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A presidência da república e a saúde


ENTRE NÓS
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

O segundo turno das eleições 2018 acontece dia 28 de outubro e a margem de escolha agora é reduzida. Por isso é sempre interessante conhecer um pouquinho mais sobre os dois candidatos à presidência da república. Além de cidadãos comuns, trabalhamos no segmento de saúde, por isso devemos ter uma ideia do que eles pretendem para esta área tão vital. 

Jair Bolsonaro: afirma que o Prontuário Eletrônico Nacional Interligado será o pilar de uma saúde na base informatizada. Segundo a proposta, os postos, ambulatórios e hospitais devem ser informatizados com todos os dados do atendimento, além de registrar o grau de satisfação do paciente ou do responsável. Os agentes comunitários de saúde serão treinados para se tornarem técnicos de saúde preventiva para auxiliar no controle de doenças frequentes. Profissionais de educação física serão incluídos no Programa Saúde da Família, com o objetivo de ativar as academias ao ar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade. 

Fernando Haddad: propõe a meta de chegar à proporção de investimento de 6% do Produto Interno Brito (PIB) e criar a rede de Clínicas de Especialidades Médicas, em todas as regiões de saúde, que articularão a atenção básica com cuidados especializados para atender à demanda de consultas, exames e cirurgias de média complexidade. Garante que programas como o Mais Médicos, Saúde da Família, SAMU e Farmácia Popular terão novamente todo apoio da União. 

Para que o Brasil tenha boas condições de saúde todas as pessoas devem ter acesso ao básico, e básico em questão de saúde é ter acesso aos protocolos terapêuticos mais atualizados, atendimento com respeito e dignidade, sem ter que passar pelo desespero de esperar meses ou anos aguardando uma consulta para diagnóstico, exames e tratamento. Tudo isso sem ter que passar pela humilhação de ser colocada em condições sub-humanas nos corredores de um PS lotado e sem estrutura humana e terapêutica. Não queremos muito, queremos apenas ter dignidade e aquilo que temos o direito de ter, afinal somos bons pagadores de impostos! 

Fontes: Revista Guia da Farmácia, edição 311; Tribunal Superior Eleitoral

Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro

Fonte: Agência Brasil
O Palácio do Planalto informou nesta terça-feira (15) que o início do horário de verão será mantido no dia 4 de novembro, cancelando um novo adiamento. Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições.

No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.

O ministro da Educação, Rossieli Soares, já contava com o adiamento e chegou a comemorá-lo. “Candidatos terão mais tranquilidade para fazer as provas! Caso o horário de verão iniciasse no primeiro dia de provas do Enem, como estava previsto, muito provavelmente acarretaria prejuízos aos participantes", disse nas redes sociais no início de outubro.

A negativa do Planalto ao pedido veio após estudo de viabilidade feito pelos ministérios de Minas e Energia e Transportes. Segundo a assessoria do Planalto, a análise dos ministérios concluiu a inviabilidade de nova mudança no horário de verão, sem detalhes da decisão.

Na época em que foi anunciado o adiamento para 18 de novembro, a medida foi criticada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). Segundo a associação, a mudança da data acarretaria "sérias consequências" ao planejamento das operações e, consequentemente, para quem adquiriu passagens antecipadamente, afetando 3 milhões de passageiros.

Ajustar o relógio
No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...