terça-feira, 7 de outubro de 2014

Programação do 23º Congresso Sindical Comerciário já está definida

Fonte: Fecomerciários
A organização do 23º Congresso Sindical Comerciário já definiu a programação e a maioria dos palestrantes. O evento organizado pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo acontece de 14 a 16 de outubro no Hotel Estância Colina Verde, na turística cidade de São Pedro. O hotel de apoio será o São João.

O tema deste ano é “Sindicalismo comerciário: forte na base e atuante nas lutas políticas e sociais”. A previsão da Fecomerciários é reunir mais de 900 congressistas. O 23º Congresso será aberto pelo presidente Luiz Carlos Motta, coordenador geral,e pelos coordenadores Ademir Lauriberto Ferreira e Edson Ramos. Confira o que vai ser discutido no evento:  

PROGRAMAÇÃO

Médico: você tem consciência de que a sua letra pode causar danos ao paciente?

Letra ilegível no receituário pode gerar problemas graves ou até mesmo a morte. Uma receita mal escrita pode levar o paciente a utilizar o medicamento errado ou, até mesmo, a dosagem incorreta. Existem muitos remédios com nomes parecidos que, se não estiverem escritos de forma clara, podem induzir o paciente ao erro prejudicando o seu estado de saúde.

A legibilidade das receitas é obrigatória desde 1973, através da lei Federal n.º 5.991, que diz, no artigo 35, alínea A, que somente será aviada a receita que estiver escrita de modo legível. Além de infringir uma lei federal, ao escrever de forma ilegível você também está ferindo o Código de Ética Médica. O capítulo III, artigo 11, veda ao médico "receitar, atestar ou emitir laudos de forma secreta ou ilegível".

O Conselho Regional de Medicina do Paraná já emitiu diversos pareceres sobre o assunto, como o Parecer 2017/2008, que ressalta: "todos os dados da prescrição deverão estar preenchidos corretamente pelo profissional, pois as farmácias não estão autorizadas a aviar receitas incompletas ou mal preenchidas". Ainda, a resolução da Anvisa RDC n.º 67, de 8 de outubro de 2007, autoriza o farmacêutico a avaliar a receita pelos critérios de legibilidade antes de aviá-la, podendo barrá-la pelos riscos que uma interpretação errônea pode causar.

Fique atento! Prescrever de forma clara e legível é sua responsabilidade.

Consumo de álcool associado à direção reduz 45% após lei seca

Blog da Saúde
Estudo do Ministério da Saúde revela que a frequência de adultos que dirigem após o consumo abusivo de álcool foi reduzida em 45% em sete anos. O índice passou de 2% em 2007, para 1,1% em 2013. A redução mostra uma mudança significativa nos hábitos da população após a aprovação das duas edições da lei seca (2008-2012), tornando mais rígida a proibição do consumo de álcool associado à direção. Os dados são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Ministério da Saúde.

UGT e Centrais fazem ato em defesa do Trabalho Decente

Fonte: UGT
Lideranças e militantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e demais centrais sindicais, além da CNPL, vão se reunir nessa terça-feira (7/10) às 12h30 em frente à Superintendência Regional do Trabalho, na rua Martins Fontres, 109, Centro São Paulo, em defesa do trabalho decente. O ato foi convocado pela Confederação Sindical Internacional (CSI) e faz parte da Jornada Mundial pelo Trabalho Decente.

Após a manifestação, que tem como bandeira o lema da Jornada “Justiça para os trabalhadores e trabalhadoras, Justiça climática”, as centrais sindicais entregarão um documento ao delegado regional.

O manifesto:

O que devemos saber sobre medicamentos


Nesta cartilha publicada pela Anvisa você vai saber o que são medicamentos, para que servem, qual a diferença entre remédio e medicamento, o que são formas famacêuticas, o que é via de administração e muitas outras informações.




Você tem uma ideia? É a hora de colocá-la em prática!

O programa do Governo Federal “Startup Brasil” está com inscrições abertas até o dia 24 de outubro para eleger e subsidiar novas ideias ligadas às áreas tecnológica e de inovação. Podem se inscrever Startups com até 4 anos de vida. Os resultados serão divulgados a partir de 17 de novembro, no Diário Oficial da União ou no site do CNPq. Depois, serão 60 dias para que o “namoro” entre essas novas empresas e os financiadores seja selado.

O que é Startup - Você sabe o que é uma startup? 
Esse termo é usado para designar empresas das áreas de tecnologia e inovação, ainda em início de atividade no mercado. O Sartup Brasil é um programa de “aceleração” dessas empresas recém-nascidas, uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...