terça-feira, 30 de julho de 2013

Negociação Coletiva 2013: Impasse!

Informamos que a negociação com o segmento patronal está "emperrada". Até agora, só houve concordância com um aumento de 6,97%, índice do INPC/IBGE, que mede a inflação anual, na data base, 1º de julho. Assim, as tratativas continuam, através da comissão de negociação da Fecomerciários, uma vez que buscamos um aumento real.

Mudança no modelo da previdência médica: você pode opinar


No último dia 25/7, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) recebeu Sergio Carneiro, diretor de Saúde do Trabalhador do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para explanar sobre o modelo da avaliação da capacidade laboral e do Nexo Técnico Previdenciário.  

Segundo Antonio Cortez Morais, representante da Força Sindical no CNPS, diante das constantes reclamações e constatações de que o modelo atual de concessão do benefício por incapacidade tem crescido e corresponde a 53% dos novos benefícios, e de que sistema encontra-se esgotado e carente de melhorias, o INSS contratou o perito para que estude o cenário atual e apresente novas indicações para a melhoria da qualidade do serviço. 

Projeto de lei p/obrigar a empresa a informar quanto a sua situação financeira na negociação coletiva

Projeto de Lei do Senado (PLS.121, de 2011), pretende alterar artigo 616 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com o objetivo de obrigar a empresa a informar quanto a sua situação econômica e financeira, no prazo de sete dias a contar da formalização do pedido pelo sindicato, para fins de negociação coletiva.

Projeto de autoria do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tramita pela Comissão Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando apresentação de relatório pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO).
Fonte: CNTC

Ex-presidente da Força será Secretario Regional do Trabalho de SP

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (PDT), oficializou o nome do ex-presidente da Força Sindical Luiz Antônio de Medeiros (PDT) para o comando da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo. 

Medeiros substituirá Carlos Zimmermann Neto, advogado que foi nomeado em fevereiro pelo ex-ministro Brizola Neto (PDT). As superintendências regionais, antigas delegacias do trabalho, são responsáveis por fiscalizar o cumprimento da legislação e das normas de proteção ao trabalhador nas empresas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...