quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Disque 100 receberá denúncias de violência contra crianças no carnaval

Fonte: Agência Brasil
A campanha nacional de combate à violência contra crianças e adolescentes no carnaval foi lançada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O Disque 100 será o principal canal usado para receber denúncias da população, que poderá recorrer também aos conselhos tutelares, delegacias e ao aplicativo de smartphone Proteja Brasil.

Denúncias contra outros tipos de violação aos direitos humanos podem ser feitas no mesmo número. O carnaval é um momento em que podem ocorrer oportunidades para que as crianças sejam abusadas, sofram violência, trabalho infantil aviltante, e, por isso, a campanha foi intensificada para que a população se mobilize e ajude a denunciando.

Aumenta a pressão para laboratórios reduzirem preço de medicamentos

Fonte: R7
A iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de aprovar resolução para acelerar a liberação de pesquisas no Brasil, dia 05/02, jogou mais luz em uma situação que tem incomodado médicos e pacientes no país: os preços abusivos dos medicamentos aprovados. Segundo eles, a culpa pelo aumento dos casos de câncer deve ser atribuída também aos laboratórios, e não apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS), à Anvisa e a outras instituições governamentais.

Dizendo-se conhecedores da pressão financeira exercida pelos laboratórios, que visam também ao lucro, os médicos garantem que a dificuldade de acesso da população a medicamentos caros tem também relação com a relutância dos laboratórios em subsidiar alguns produtos essenciais, o que diminuiria os preços.

O oncologista, diretor clínico da ONG Oncoguia e crítico do SUS, Rafael Kaliks, ressalta que muitos laboratórios continuam mantendo preços altos por receio de perder a competitividade no mercado. Mesmo quando, segundo ele, já lucraram muito.

Para Kaliks, estes laboratórios, que têm a matriz em outros países, não têm interesse em reduzir os preços no Brasil, mesmo quando o produto em questão já não é tão avançado.

Campanha por um carnaval sem violência contra as mulheres


No clima da diversão carnavalesca e da paquera, a campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito” começou, di 9/2, para chamar a atenção de foliãs e foliões sobre a importância de manter a festa livre de assédio e violência.

Ao slogan principal, somam-se os comandos “Neste carnaval, perca a vergonha. Denuncie. Ligue 180” e “Neste carnaval, perca a vergonha. Proteja-se. Use camisinha”. A campanha é coordenada pela ONU Mulheres, com o apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...