terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Trabalhadores são parceiros, não inimigos do governo

Entre Nós 
Jaime Porto 
Presidente Sinprafarmas

Começamos o ano ciente dos desafios que os trabalhadores continuam a enfrentar, agora por conta da nova administração federal. O movimento sindical está em alerta vermelho, pois o novo presidente já deu mostras suficientes para entendermos que a retirada de direitos dos trabalhadores orquestrada pelas grandes empresas e pelo governo para compensar as perdas com a crise econômica, com o falso argumento de que se faz necessário para reaquecer a economia, será aprofundada.

O movimento dos trabalhadores vive atualmente o mais grave ataque já perpetrado por um governo desde a promulgação da Constituição em 1988, feito através das leis da Terceirização e da reforma Trabalhista, que sozinhas fizeram ruir o tripé de sustentação do sindicalismo brasileiro, privando o trabalhador de direitos sociais e trabalhistas, custeio da organização sindical e acesso à Justiça do Trabalho, sendo estas apenas as preliminares, pois, muito pior vem pela frente.

Assim, é necessária a união e mobilização de todas as categorias profissionais, de todos os aliados políticos, para que possamos enfrentar estas ameaças, abrindo uma porta de diálogo com os poderes estabelecidos, em busca de soluções para o desemprego crescente e adoção de medidas para recuperar a economia, fazendo o país voltar a crescer, sem prejudicar os trabalhadores, pois, são eles o combustível que move este grande motor chamado Brasil.

Já passou da hora de nosso políticos entenderem que o trabalhador é um parceiro e não um inimigo a ser subjugado.

Oferta de produtos para a saúde cresce 11,4% em três anos


Fonte: Anvisa
A oferta de produtos para a saúde no mercado nacional está em alta. De acordo com dados da Anvisa, somente em 2018 foram aprovados um total de 5.780 itens, o que correspondeu à regularização de quase 16 produtos por dia. Além do grande volume de aprovações concedidas pelo órgão, o número também representou um crescimento de 11,4% em apenas três anos (2016-2018). 

Os produtos para a saúde, também conhecidos como dispositivos médicos, são aqueles utilizados na realização de procedimentos médicos, odontológicos, fisioterápicos, para fins de diagnóstico, tratamento, reabilitação ou monitoramento de pacientes. Portanto, o aumento de itens regularizados no país possibilita, na prática, mais acesso dos serviços de saúde e da população a novas opções de produtos no mercado.

Cresce a prescrição digital de medicamentos no Brasil


Fonte/Imagem: Guia da Farmácia
O uso da prescrição digital de medicamentos vem crescendo entre os médicos brasileiros. Em 2018, foram realizadas pela plataforma gratuita e inteligente de receita médica digital da Memed, mais de três milhões de prescrições, número que vem sendo triplicado anualmente desde 2016. O crescimento também aconteceu no volume de buscas por informações de medicamentos, que chegou a 60 milhões esse ano, o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior. O volume de drogas prescritas correspondeu a mais de R$ 600 milhões, o dobro em relação a 2017. 

A plataforma, que conta hoje com 60 mil médicos inscritos, teve um salto de novos usuários em 2018: mais de 18 mil médicos, contra 12 mil no ano anterior. Nos hospitais, o uso da prescrição digital também tem crescido, especialmente por já estar integrada com 54% dos principais prontuários eletrônicos usados no Brasil. Cerca de 80% das instituições que conheceram a Memed em 2018, já estão com projetos de implantação em andamento. Entre as oito especialidades que mais aderiram à ferramenta estão angiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, geriatria, medicina da família, nutrologia e psiquiatria.

Programa de Benefício em Medicamentos cresce em 2019


Fonte/Imagem: Guia da Farmácia
Mais de 110 milhões de unidades (caixas) de remédio foram distribuídas no País, em 2018, por meio do Programa de Benefício em Medicamentos (PBM), segundo afirma a Associação Brasileira das Empresas Operadoras de PBM (PBMA). Para 2019, a instituição prevê um crescimento de aproximadamente 15%, ou seja, que cerca de 125 milhões de unidades sejam dispensadas. “Com a popularização do conceito do programa e a retomada da confiança no mercado, a expectativa é que cresça o número de empresas que ofereçam PBM e, assim, um número maior de empregados e colaboradores contemplados”, prevê o presidente da PBMA, Luiz Monteiro. 

Nesse volume, incluem-se todos os programas de acesso de medicamentos gerenciados pelo Programa de Benefício em Medicamentos: programas de desconto, programa de fidelização da indústria farmacêutica; programa Aqui tem Farmácia Popular, do Ministério da Saúde; e programas de gestão de medicamentos contratados por empresas que visam uma política de Gestão de Saúde mais evoluída.

Entre as vantagens para as empresas que oferecem o Programa de Benefício em
Medicamentos a seus funcionários está a gestão do tratamento medicamentoso e a subsequente melhora da saúde populacional, queda do absenteísmo e, consequentemente, maior produtividade.

Saiba mais...

Relação do movimento sindical com os poderes


Fonte: Diap
"Se as medidas adotadas na gestão Michel Temer já tiveram o condão de reduzir a capacidade de mobilização e representatividade dos trabalhadores e do movimento sindical, no governo Jair Bolsonaro (PSL) a situação tende a se agravar, especialmente porque o presidente eleito é claramente contrário aos direitos trabalhista e à Justiça do Trabalho."

Artigo de  Neuriberg Dias, para o Agência Diap, discorre sobre a relação do movimento sindical com os poderes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...