quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Apenas 20% dos homens aplicam filtro solar diariamente



Fonte: Guia da Farmácia
Apenas 20% dos homens ouvidos pela pesquisa “Sua pele fala – sinais suspeitos e o carcinoma de células de Merkel (CCM)”, realizada pelo IBOPE Conecta com 2 mil pessoas de todas as regiões do País, a pedido da aliança Pfizer-Merck, afirmam aplicar filtro solar diariamente, embora a medida seja recomendada pelo Ministério da Saúde para prevenção do câncer de pele. O CCM é tipo raro e agressivo de câncer no qual as células tumorais se formam na camada superior da pele, perto de terminações nervosas e um dos principais fatores de risco para a enfermidade é a exposição solar excessiva e inadequada. 

Homens caucasianos, com mais de 50 anos, compõem o grupo de maior risco para o CCM. Mas, apesar disso, ainda negligenciam o uso diário de filtro solar diariamente, embora a medida seja recomendada pelo Ministério da Saúde para prevenção do câncer de pele. Considerando a amostra geral da pesquisa, o porcentual de brasileiros que usam o produto sobe para 36%. Além disso, 42% do público masculino ouvido desconhecem que verrugas e nódulos de cor vermelha ou arroxeada podem sugerir um quadro de câncer de pele, um porcentual superior à média geral dos entrevistados, que é de 38%. E somente 48% desses homens disseram ter buscado um dermatologista quando identificaram um desses sinais na pele, medida adotada por 52% do universo total de respondentes. 

Reconhecer possíveis manifestações do CCM é importante para a detecção precoce da doença, o que contribui para um melhor prognóstico. Já a negligência aos sinais pode dificultar o tratamento, pois esse tipo de câncer tende a crescer rapidamente e a se disseminar para outros órgãos, em função da proximidade com as terminações nervosas da pele. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...