terça-feira, 28 de agosto de 2007

Programas Garantem Inserção de Deficientes no Mercado de Trabalho

A falta de qualificação profissional tem sido uma das justificativas para manter as pessoas com deficiência fora do mercado de trabalho. O Ministério do Trabalho e Emprego já desenvolve algumas práticas para erradicar essa discriminação", afirma a coordenadora da área de educação profissional do Ministério do Trabalho e Emprego, Eunice Moraes.

Para a representante do Ministério do Trabalho, exigir escolaridade avançada as pessoas com deficiência seria mais uma barreira que dificultaria a inserção no mercado de trabalho. "No geral, a taxa de alfabetização dos deficientes é muito baixa. Com esta prática deixaríamos de aproveitar e reconhecer os saberes dessas pessoas".
Fonte: http://www2.uol.com.br/aprendiz/guiadeempregos/eficientes/noticias/ge130605.htm

A importância da Qualificação Profissional

"Estamos presenciando há tempos um inusitado fenômeno no mercado de trabalho brasileiro. De um lado vemos intermináveis filas de desempregados em grandes cidades em busca de uma colocação no mercado de trabalho. De outro, empresas de setores dinâmicos da economia que não conseguem trabalhadores qualificados para seus quadros de funcionários.

A chave para resolver tal problema é a qualificação profissional. Preparar e especializar os trabalhadores conforme as exigências do mercado. Recentemente o Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) propôs ao Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a aplicação de cerca de 950 milhões de reais num programa de qualificação profissional para o próximo ano. A intenção é aplicar na formação de trabalhadores de setores de produção que encontram dificuldades em preencher mão-de-obra qualificada. "
Fonte: http://www.fsindical.org.br/fs/index.php?option=com_content&task=view&id=52&Itemid=35

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...