quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Greves em Santos e São Vicente reafirmam unidade comerciária


Devido à intransigência dos patrões em não querer negociar com os trabalhadores a Campanha Salarial dos Práticos de Farmácia de 2012, cuja data-base é 1º de julho, o Sinprafarma de Santos deflagrou, neste dia 21 de agosto, um movimento grevista articulado, organizado e com forte poder de mobilização nas cidades de Santos e São Vicente. 

Ao lado do presidente Jaime Porto, eu e a maioria dos Sindicatos Filiados à Federação testemunhamos o valor unitário da nossa chamada Força Comerciária, dado os deslocamentos de muitos companheiros e companheiras que percorreram longas distâncias para manifestar apoio e potencializar as justas reivindicações dos grevistas.

Movimento pacífico
De modo pacífico e ordenado, cerca de 450 manifestantes empunharam bandeiras, faixas, cartazes, adesivos informando “Greve” e bradando palavras de ordem vindas do caminhão de som. Seguimos, numa passeata pacífica pelas ruas centrais de Santos e, com o apoio da população e de alguns funcionários que davam expediente nas farmácias, baixamos as portas da Drogaria São Paulo, Poupa Farma e Drogasil.

Na sequência o movimento seguiu para a cidade de São Vicente e, com o mesmo objetivo, ou seja, sensibilizar os patrões a abrirem as rodadas de negociações, os grevistas baixaram as portas da Drogasil, Drogaria São Paulo e Droga Raia.

Confesso que assim como o presidente Jaime Porto e demais dirigentes sindicais comerciários do Estado São Paulo, comemoro o êxito do ato que demonstrou a unidade da luta comerciária rumo à conquista das mais justas reivindicações da categoria.

Luiz Carlos Motta
Presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de SP

Fator previdenciário: redutor não incentivou trabalhador a adiar pedido de benefício


O reconhecimento do governo de que o fator pouco influenciou a idade de aposentadoria dos segurados partiu do diretor do Regime Geral do Ministério da Previdência Social, Rogério Costanzi, em audiência pública na Câmara, em março. Segundo ele, a idade média da aposentadoria pelo INSS se estabilizou, desde 2002, em 54 anos entre os homens e em 51 anos entre as mulheres. O fator foi instituído em 1999 para coibir as aposentadorias precoces.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...