terça-feira, 19 de maio de 2015

Injeção sem picada deve chegar ao mercado em 2017

Fonte: O Estado
Acabar com o famigerado medo de injeção e, de quebra, aumentar a eficiência na aplicação das vacinas através de um sistema adesivo no qual o próprio paciente pode administrar os medicamentos. 

O cenário, inimaginável há alguns anos, pode se tornar realidade até 2017 graças a um estudo desenvolvido por pesquisadores dos Estados Unidos.

O trabalho foi desenvolvido no Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta, nos Estados Unidos, e consiste em um adesivo capaz de abrigar 100 microagulhas que podem ser aplicadas nos pacientes de forma praticamente indolor. A técnica também zera os riscos de transmissão de doenças através de agulhas contaminadas.

Segundo o pesquisador norte-americano que coordenou os trabalhos, Mark Prausnitz, o sistema é tão simples que permite que os próprios pacientes façam a aplicação em suas casas, sem ajuda de médicos. "Com isso, os centros de saúde podem cortar despesas em equipamentos de armazenamento dos medicamentos. O paciente, por sua vez, ganha tempo e não precisa sair de casa para tomar as vacinas", informou.

A nova forma de vacinação recebe financiamento do CDC (sigla em inglês para Centro de Controle de Doenças), entidade que regula o mercado de medicamentos nos Estados Unidos, e da fundação Bill and Melinda Gates. As pesquisas em animais já se mostraram efetivas e os testes em humanos devem começar até 2017.

Apesar da crise, farmácias estimam crescer em 2015

Fonte: O Globo
A combinação do freio na economia do Brasil com o reajuste de preços por causa da mudança no IPI em perfumaria e cosméticos pode segurar o desempenho do setor de farmácias e perfumarias este ano, segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Fabio Bentes.


Nas grandes redes de farmácias do País, que vendem uma diversidade de itens do segmento premium , perto de um terço da receita está atrelada à venda de produtos que não são medicamentos.

O controlador do grupo Pague Menos, Francisco Deusmar Queirós, acredita que não haverá mudança de consumo na camada popular. Entre os itens mais caros, porém, pode haver substituição de produtos. ”A pessoa que mora no interior do Nordeste e deixou de escovar os dentes com raspa de juá não vai abandonar o creme dental, ou ainda o desodorante. Nos itens mais caros, é possível trocar de produto. Em medicamentos, há os genéricos”, afirma. O empresário aposta na adequação do mix de produtos ofertados e na expansão da rede para chegar a 18% de crescimento este ano, ante 17,7% em 2014.

Campanha de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Foi lançada oficialmente dia 18/05 a campanha do Dia Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). 

Segundo balanço divulgado pela SDH/PR, o Disque 100 registrou, nos três primeiros meses deste ano, 21.021 denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, o que representa uma queda de 1,6% na comparação com o mesmo período de 2014. Destas, 4.480 denúncias são referentes à violência sexual, o que representa 21% do total registrado. 

O lema da Campanha é “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo principal é promover a mobilização da população, sob a coordenação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o apoio da SDH, de organizações da sociedade civil e demais órgãos de governo, membros da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. 

Insalubridade

Fonte: Conselho Nacional de Justiça - CNJ

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