terça-feira, 21 de junho de 2016

Negociação salarial tem rodada em SP


As comissões de negociações da Fecomerciários mantiveram dia 20/jun, duas produtivas reuniões em torno das campanhas salariais dos Comerciários e dos Práticos de Farmácia. Ambas foram muito bem encaminhadas. O presidente Jaime Porto participou da rodada dos práticos.

Proteção à trabalhadora grávida

Fonte: meusalario.org.br
Trabalhos perigosos para trabalhadoras grávidas
Se o trabalho atual apresentar risco para a saúde da trabalhadora grávida, ela será transferida para uma tarefa alternativa mais adequada a seu estado, e deverá ser reincorporada pela função anteriormente exercida assim que estiver em condições médicas e de saúde para exercê-la. 
(Art. 392, §4º, alínea I da CLT).

Proteção em caso de despedimento 
A mulher trabalhadora não pode ser demitida durante o período de gravidez (da data de confirmação da gravidez até 5 meses após o parto), tão pouco discriminada ou ter seus direitos restringidos por motivo de casamento ou de gravidez 
(Art. 10.2.b do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e Art. 373-A & 391 da CLT).

Direito de voltar ao mesmo ou semelhante posto de trabalho
O direito ao retorno é garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho e a trabalhadora tem o direito a retornar a sua função após o término de sua licença maternidade, mesmo quando o período for estendido. 
(Art. 392.4 & 393 da CLT)

Frio aumenta casos de conjuntivite alérgica

Os oftalmologistas já sabem e esperam. Basta chegarem as temperaturas mais baixas para aumentar os casos de conjuntivite alérgica nos consultórios e hospitais. No inverno, o crescimento chega a 70%. Mas, com a queda antecipada das temperaturas, o Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, já registra a elevação do número de pacientes com os sintomas típicos do problema ocular: olho vermelho, edema de início súbito e coceira.

Na maioria das vezes, a alergia é provocada pelos ácaros e fungos presentes nas roupas pesadas de inverno, pelos ambientes fechados e pela própria rinite alérgica. A consequência disso é a inflamação da conjuntiva (membrana que recobre o olho e a superfície interna das pálpebras).

"Durante o clima frio, os pacientes com conjuntivite alérgica aparecem diariamente nos consultórios. A diferença é que este tipo não é contagioso, ou seja, não há risco de surto", atesta o professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo e diretor do Hospital Visão Laser e titular da cadeira de Oftalmologia na Faculdade de Medicina do Unilus (Centro Universitário Lusíada), Dr. Marcello Colombo Barboza.

Farmacêutica tem autorização para testar vacina para zika em humanos

Fonte: Fecomerciários c/informações G1
O laboratório farmacêutico Inovio, dos Estados Unidos, e o parceiro GeneOne Life Sciences, da Coreia do Sul, informaram que receberam aprovação de órgãos de regulação norte-americanos para iniciar testes em humanos com uma vacina contra o vírus zika. Esta foi a primeira aprovação para testes em humanos de uma vacina de zika.

A pesquisa, em estágio inicial, aplicará a vacina em 40 pessoas saudáveis para avaliar segurança, tolerância e resposta imunológica geradas pela vacina GLS-5700.

"Planejamos dosar nossos primeiros indivíduos nas próximas semanas e esperamos relatar os resultados interinos da fase 1 posteriormente neste ano", disse o presidente-executivo da Inovio, Joseph Kim.

Vírus já circula em 60 países

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...