terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

As possibilidades de trabalho no mercado atual

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

A fragilidade do mercado formal de trabalho está em alta, encolhendo pelo terceiro ano seguido. Basta ver as estatísticas do IBGE para confirmar. Em dezembro de 2017 a população ocupada era de 92,1 milhões de brasileiros; os trabalhadores informais, sem carteira assinada, somaram 37,1% do total ou 34,2 milhões, superando o contingente formal de 33,3 milhões de trabalhadores. Somado a isso, o rendimento médio dos trabalhadores foi estimado em R$ 2.141, alta de 2,4%, insuficiente para compensar a inflação apurada ano passado de 2,95%.

Neste meio de campo o trabalhador, muitas vezes se sente perdido, pois longos períodos de desemprego podem influenciar as chances de encontrar um emprego, ou podem fazê-lo decidir-se pela informalidade ou empreendedorismo.

Este período de decisão não é nada fácil de ser enfrentado pelos trabalhadores. Seja qual for o caminho, entretanto, a pessoa precisará ter a cabeça no lugar para definir o conjunto de escolhas que vão definir o caminho escolhido e os resultados que pretende conquistar. Julgar, avaliar, estimar são ferramentas básicas neste momento de escolha. Educação, qualificação, força de vontade contam muitos pontos. Mas é o conhecimento próprio o maior trunfo do trabalhador, o que vai direcioná-lo para a melhor decisão.

Como todas as crises que enfrentamos, esta também vai passar, mas enquanto persiste, precisamos encontrar a força necessária para sobreviver da melhor forma possível, pois, na vida não há garantias de nada, existem apenas inúmeras possibilidades. Lembrando ainda, que muitos daqueles que contribuíram para desencadear esta crise pretendem se reeleger em outubro. Fique atento, você vai escolher seu representante, escolha com consciência.

Por que não encontro meu medicamento no mercado?

Fonte: Anvisa
Muitos podem ser os motivos da falta de um determinado medicamento no mercado. Uma das possíveis causas é a descontinuação temporária ou definitiva de fabricação pelo laboratório. Nesses casos, os fabricantes devem informar à Anvisa essa interrupção com no mínimo seis meses de antecedência, conforme a RDC nº 18/2014Consulte aqui os medicamentos para os quais os laboratórios notificaram a descontinuação de fabricação ou importação.



Faturamento de redes de farmácias cresce 9% em 2017

As vendas de farmácias do país subiram quase 9 por cento no ano passado, para 44,4 bilhões de reais, informou nesta segunda-feira a Abrafarma, associação que representa 26 grandes redes do setor no país.

O crescimento foi impulsionado pela venda de remédios de prescrição médica, disse a entidade em comunicado. O comércio de medicamentos totalizou 30,23 bilhões de reais, aumento de 9,34 por cento sobre um ano antes.

Já a venda de produtos “não medicamentos” (itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência) contabilizou 14,17 bilhões de reais, expansão de 7 por cento na comparação anual.

Os diferentes tipos de dores de cabeça

Fonte: Guia da Farmácia – edição 301
Incomodo é comum à quase toda a população

Quase todas as pessoas já reclamaram de dor de cabeça ao menos uma vez na vida. Existem mais de 150 tipos de dor, também chamada de cefaleia. As dores primárias são aquelas que a própria dor é a doença e, apesar de poderem ser debilitantes, a maior parte delas não oferece riscos à vida dos portadores.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), existem quatro tipos principais de cefaleias primárias. São elas:

Enxaqueca: é uma dor pulsátil, de forte intensidade, pode ser acompanhada de náuseas e vômitos ou intolerância à luz ou ao som. Normalmente, é unilateral e as crises podem durar de quatro a 72 horas.

Tensional: caracterizada por dor bilateral ou na parte da frente ou atrás da cabeça, de moderada a intensidade, que não piora com esforço, dura de 30 minutos até sete dias.

Em salvas: é uma dor intensa, unilateral, durando de 15 minutos a três horas. Geralmente, as crises acontecem no mesmo horário por vários dias seguidos. O sintoma é acompanhado de lacrimejamento e corrimento nasal no mesmo lado da dor.

Crônica diária: é uma situação caracterizada por dores de cabeça em, pelo menos, 15 dias ao mês. É uma evolução das outras formas de dor de cabeça, que crescem a frequência gradativamente por uso exagerado de analgésicos para dor.

Entre os principais hábitos que podem desencadear as dores de cabeça estão o estresse, dormir pouco ou demais ou consumir certos alimentos em excesso, como chocolate, café, salsicha, queijo, álcool, entre outros. Para tratar o problema, o paciente pode usar os analgésicos não opioides.


Os diferentes tipos de anti-inflamatórios

Fonte: Guia da Farmácia, edição 296
Medicamentos são divididos em dois grupos

Um dos medicamentos mais usados para doenças comuns são os anti-inflamatórios. Com apresentações que podem ser comercializadas sem a necessidade de prescrição médica, é preciso que se faça a orientação correta para que o paciente não use o fármaco errado ou de maneira que leve à intoxicação.

Existem, basicamente, dois tipos de anti-inflamatórios: esteroides, que são derivados de corticoides que inibem as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatória; e não esteroides, que diminuem o processo inflamatório e a dor.

“Os quadros inflamatórios surgem quando há um aumento da produção de prostaglandina. A prostaglandina é gerada por meio da ação de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX). Os anti-inflamatórios agem inibindo a ação da COX. Sem COX, há menor produção de prostaglandinas e menos estímulo para ocorrer inflamações”, comenta a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti.

Em geral, esse tipo de medicamento não é indicado para idosos; grávidas; pacientes com insuficiência renal; cirrose; hipertensão descontrolada; insuficiência cardíaca; pessoas usuárias de álcool; pacientes que tomam varfarina, com risco de hemorragia ou com história de úlcera péptica/gastrite.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...