terça-feira, 2 de agosto de 2016

Aedes Aegypti: um problema de todos

Entre Nós
jame Porto
Presidente Sinprafarmas
A Dengvaxia, primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, vai custar cerca de R$ 138,53, segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dia 25/7; a partir de agora, ela poderá ser comprada por hospitais e clínicas particulares; de acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o SUS. Além disso a vacina deve ser aplicada em três doses a cada seis meses. Entretanto, na própria bula da vacina, o laboratório informa que a Dengvaxia não protege 100% dos pacientes. Por isso, ela não substitui as recomendações anteriores do Ministério da Saúde. 

É uma notícia interessante, sem dúvida, mas não significa que podemos relaxar o combate ao Aedes Aegypti, primeiro porque, pelo menos neste primeiro momento, não haverá vacinação gratuita e a grande maioria não pode pagar pelo benefício, segundo porque a vacina não é cem por cento segura, terceiro porque o mosquito também transmite a Zika e Chikungunya, além de outras viroses que suspeita-se estarem relacionadas ao Aedes. 

Trabalhadores podem consultar informações sobre abono salarial pela internet

Fonte: Agência Brasil
O Ministério do Trabalho lançou nesta sexta (29) uma ferramenta que permite que trabalhadores façam consultas online sobre o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014. Para fazer a consulta, basta informar o número do CPF ou do PIS/Pasep e a data de nascimento.

O sistema está disponível no site do ministério e permite que os trabalhadores consultem se têm direito ao benefício e como fazer para sacá-lo. De acordo com o ministério, cerca de 1,2 milhão de pessoas com direito ao abono este ano ainda não retiraram o benefício, no valor de um salário-mínimo (R$ 880).

Quem tem direito ao PIS deve fazer o saque na Caixa Econômica Federal, e quem tem direito ao Pasep, no Banco do Brasil.

O prazo final para o saque é dia 31 de agosto de 2016. Depois dessa data, o recurso volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Abono salarial
O benefício do abono salarial assegura o valor de um salário-mínimo anual aos trabalhadores brasileiros que recebem em média até dois salários-mínimos mensais de empregadores que contribuem para o PIS/Pasep.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...