terça-feira, 22 de março de 2016

Empoderamento Feminino

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

O empoderamento feminino ainda é um termo desconhecido por muitos. Vale lembrar que até 2006 as palavras “empoderar” e “empoderamento” ainda não constavam em nossos dicionários!

Empoderar as mulheres é fazer com que elas ampliem recursos que lhes permitam ter voz, influência e capacidade de ação e decisão, principalmente nos temas que afetam suas vidas, seja na esfera pública ou privada. Para ter voz ativa na condução de sua própria vida, as mulheres precisam empoderar-se social, econômica, politica e psicologicamente de modo a influir na mudança das premissas de gênero que hoje as inferiorizam. É uma tarefa árdua e lenta que começa com a consciência de seu direito de existir plenamente na sociedade, ser uma cidadã respeitada.

O empoderamento não é causa de uma pessoa, empresa ou organização, mas um processo social capaz de fortalecer as mulheres para que possam alcançar a igualdade de gêneros.

Segundo a ONU, os sete princípios de empoderamento das mulheres são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero

2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho – respeitar e apoiar direitos humanos e não-discriminação

3. Assegurar saúde, segurança e bem-estar a todos, trabalhadoras e trabalhadores, mulheres e homens

4. Promover educação, treinamento e desenvolvimento profissional para as mulheres

5. Implementar desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres

6. Promover igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa

7. Medir e publicamente relatar o progresso no alcance da igualdade de gênero.

Resumindo, empoderar significa que as próprias mulheres terão em mãos os instrumentos para conquistar a igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças, o fim da discriminação.

Ministérios da Previdência e Trabalho têm portal unificado

O Ministério do Trabalho e Previdência Social já conta com um novo portal unificado na internet pelo neste endereço. A fusão envolve os antigos portais do Trabalho e Previdência, reunidos em um único ambiente, o que também ocorreu nos perfis das redes sociais como Facebook, Twitter, Youtube e Flickr.

O portal reunirá todos os serviços e informações disponíveis nas áreas do Trabalho e da Previdência e segue a nova identidade digital do Governo Federal, uma infraestrutura com foco em conteúdo, arquitetura da informação e identidade visual.

O novo portal do MTPS é flexível para se adaptar a diferentes tamanhos de tela, atendendo a uma ampla variedade de dispositivos, mantendo a gestão do conteúdo organizada e eficaz. Dessa maneira, o acesso é garantido em várias plataformas.

O espaço contará também com uma área de imprensa unificada, que reunirá todas as informações, avisos de pauta, e conteúdos audiovisuais em um espaço único de visualização.

Atualização de cadastro


"Mulher Valorizada..." define diretrizes de luta das mulheres comerciárias


Fonte: Fecomerciários
A duas etapas  do evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, aconteceram dias 18/19 e 20/21 de março, no Centro de Lazer da Fecomerciários. Mais de 650 participantes lotaram o auditório, em cada etapa, totalizando o recorde de 1.300 presentes. Elas chegaram à Praia Grande em 65 caravanas provenientes das bases sindicais de todo o Estado. 

A programação foi a mesma nas duas etapas, com discursos do presidente Luiz Carlos Motta e das dirigentes que compuseram a mesa, sorteios de presentes doados pelos Sindicatos Filiados, palestras da empreendedora Zica Assis, sócia da empresa Beleza Natural, sobre “O Segredo da Autoestima”, e da consultora Leila Navarro com o tema “Mulher Heroína dos Novos Tempos”; espetáculo teatral “Aurora”, da Cia Teatral Arueiras do Brasil; e aprovação das dez deliberações do encontro.

No encerramento da 6ª edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”, as deliberações do evento aprovadas por unanimidade na sexta-feira, na primeira etapa do evento, foram submetidas novamente à avaliação da plenária e aprovadas por todas as presentes nesta segunda etapa, devendo nortear as ações sindicais durante o desenrolar deste ano.

Licença maternidade e paternidade

Fonte: Senado Federal Facebook

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...