terça-feira, 22 de março de 2016

Empoderamento Feminino

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

O empoderamento feminino ainda é um termo desconhecido por muitos. Vale lembrar que até 2006 as palavras “empoderar” e “empoderamento” ainda não constavam em nossos dicionários!

Empoderar as mulheres é fazer com que elas ampliem recursos que lhes permitam ter voz, influência e capacidade de ação e decisão, principalmente nos temas que afetam suas vidas, seja na esfera pública ou privada. Para ter voz ativa na condução de sua própria vida, as mulheres precisam empoderar-se social, econômica, politica e psicologicamente de modo a influir na mudança das premissas de gênero que hoje as inferiorizam. É uma tarefa árdua e lenta que começa com a consciência de seu direito de existir plenamente na sociedade, ser uma cidadã respeitada.

O empoderamento não é causa de uma pessoa, empresa ou organização, mas um processo social capaz de fortalecer as mulheres para que possam alcançar a igualdade de gêneros.

Segundo a ONU, os sete princípios de empoderamento das mulheres são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero

2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho – respeitar e apoiar direitos humanos e não-discriminação

3. Assegurar saúde, segurança e bem-estar a todos, trabalhadoras e trabalhadores, mulheres e homens

4. Promover educação, treinamento e desenvolvimento profissional para as mulheres

5. Implementar desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres

6. Promover igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa

7. Medir e publicamente relatar o progresso no alcance da igualdade de gênero.

Resumindo, empoderar significa que as próprias mulheres terão em mãos os instrumentos para conquistar a igualdade de oportunidades, o respeito às diferenças, o fim da discriminação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...