terça-feira, 14 de maio de 2013

Cai a níveis críticos quantidade de sangue para transfusões


O artigo 473, item IV, da CLT garante ao trabalhador um dia, em cada doze meses de trabalho, para a doação voluntária de sangue, devidamente comprovada.

Agência Brasil

A Fundação Pró-Sangue está fazendo um apelo à população para que doe sangue do tipo O positivo e ajude a entidade a sair do nível crítico de sua capacidade no abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública do Estado de São Paulo. “Temos sangue apenas para atender a casos de paciente em emergência”, disse o médico Carlos Roberto Jorge, hematologista da fundação. De acordo com a Fundação Pró-Sangue, o estoque está 95% abaixo da quantidade confortável para garantir o fornecimento, levando ao risco de cancelamento de algumas cirurgias.

Lei regulamenta aposentadoria de pessoa com deficiência


A presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei Complementar nº 142, que regulamenta a aposentadoria da pessoa com deficiência segurada do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

As novas regras entrarão em vigor em seis meses.O texto diz que a pessoa com deficiência que tem direito a essa aposentadoria é “aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

Diferença entre remédio e veneno está na dose

Um complemento vitamínico aqui, um remedinho para febre ali. De médica toda a mãe tem um pouco, e resistir à tentação de medicar o filho em casa, sem consultar o pediatra, é tarefa difícil. No entanto, medicamentos de uso cotidiano, que prometem alívio instantâneo de desconfortos, oferecem riscos à saúde das crianças se ingeridos sem orientação de um profissional.

Todo o remédio pode apresentar efeitos colaterais indesejáveis e provocar problemas graves de saúde. Mas, de acordo com o toxicologista pediátrico Anthony Wong, do Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a automedicação pode ser benéfica e é estimulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quando a criança já sentiu outra vez os mesmos sintomas e já fez uso do mesmo remédio, por indicação do pediatra. Por exemplo: se seu filho está com febre, você pode medicá-lo com o mesmo remédio usado na última vez por até quatro dias consecutivos. Se os sintomas não melhorarem, daí sim é hora de procurar o pediatra.

Centrais sindicais e governo voltam a negociar hoje



Representantes das centrais sindicais – Força Sindical, CUT, CTB, Nova Central e UGT – vão se reunir hoje com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

A pauta enviada pela secretaria geral da Presidência da República para discussão com os sindicalistas é a seguinte:
  • Terceirização de mão de obra
  • Combate à informalidade do trabalho
  • Redução da Rotatividade
  • Regulamentação da Convenção 151 da OIT
  • Fortalecimento do SINE (Sistema Nacional de Emprego)
  • Política de medicamentos, especialmente para aposentados
  • Participação no Pronatec Pronacampo
  • Regulamentação do trabalho doméstico

Embora não conste da pauta a Força deve insistir no fim do fator previdenciário e na redução da jornada de trabalho.

Governador recebe sindicalistas da Fecomerciários



Passados pouco mais de dois meses, o governador Geraldo Alckmin recebeu novamente delegação de sindicalistas comerciários, no Palácio dos Bandeirantes, na última sexta-feira, 10/5. A primeira audiência ocorreu em 7 de março, com 22 Sindicatos, ocasião em que o governador ouviu, anotou e tomou providências diante das propostas apresentas. No período entre as duas reuniões, o Governo Estadual resolveu, por exemplo, uma questão pendente sobre água e esgoto junto ao Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...