quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Novembro Azul, Alerta Vermelho

ENTRE NÓS
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Saímos do Outubro Rosa e entramos no Novembro Azul! Enquanto as mulheres começam a reduzir os gráficos que apontam as mortes causadas pelo câncer de mama, os homens ainda estão engrossando as estatísticas de mortes causadas pelo câncer de próstata.

O movimento Novembro Azul é realizado com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do exame preventivo anual para o câncer de próstata, doença comum entre os homens, com incidência superior ao câncer de mama que acomete as mulheres.

Entre os fatores de risco incluem-se a hereditariedade, a idade, a alimentação inadequada, hábitos como consumo excessivo de álcool e tabagismo, sobrepeso etc. 

Infelizmente, a cultura patriarcal de vivemos exige que os homens escondam suas fragilidades, sendo educados de tal forma que acabam acreditando que são imunes às doenças, enquanto desenvolvem o medo de descobrir que são portadores de qualquer mal. Eles simplesmente se fecham e não fazem exames preventivos, por medo de saber, por desinformação, por preconceito. Ignoram que quando detectado no início o câncer de próstata tem uma alta chance de cura. 

Precisamos mudar esse quadro agora, através da educação e informação que devem atingir tanto homens quanto mulheres, afinal o núcleo familiar é a base de qualquer indivíduo. Assim como as mulheres que hoje já recebem orientação desde a infância, os homens também devem ser educados para cuidar de sua saúde, recebendo uma chance concreta de ampliar seu futuro através da prevenção.

Dilma vai sancionar regra mais favorável para aposentadorias

Fonte: Folha de S.Paulo
A presidente Dilma Rousseff vai sancionar uma regra mais favorável para as aposentadorias do INSS. A nova fórmula de cálculo foi aprovada pelo Congresso e tem como base a chamada regra 85/95, que soma o tempo de contribuição à idade (mulheres/homens), e funcionará como uma alternativa ao fator previdenciário.

O governo propôs ao Legislativo a adoção da fórmula 85/95 com aumento gradual de um ponto a partir de 2017. Com isso, a intenção era atingir 90/100 em 2022.

Com as mudanças feitas pelo Congresso, o fator 85/95 fica congelado até 2018 e só sobe um ponto a partir de 2019. Vai chegar a 90/100 em 2027.

A presidente vai vetar, porém, proposta referente à "reaposentadoria, que é a possibilidade de as pessoas que continuaram trabalhando após a aposentadoria pedirem, ao completarem cinco anos de novas contribuições, o recálculo do benefício.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...