terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Presão Arterial: medição pode ser feita na farmácia

31/01/2012 - O Estado de S.Paulo
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada em 2009 voltou a permitir a medição da pressão arterial em farmácias. Antes, uma norma proibia que os farmacêuticos medissem a pressão, pois isso poderia induzir à compra desnecessária de remédios. Desde então, a Sociedade Brasileira de Cardiologia têm trabalhado com as farmácias para orientar os profissionais. 

Os médicos explicam, no entanto, que as pessoas não devem medir a pressão no Metrô, na rua ou em locais públicos caso não esteja acontecendo uma campanha específica, pois os profissionais podem não ser treinados adequadamente e passar dados incorretos.

Participe do Bloco da Solidariedade: Doe sangue!

O Carnaval está chegando e a queda nos estoques de sangue durante este período fica crítica. Segundo a Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde as reservas dos bancos de sangue estão sempre abaixo do recomendado. O ideal seria que houvesse sangue suficiente para atender a 100% da demanda e ainda 50% de estoque estratégico. Na verdade, atende-se a 70% da necessidade, deixando uma demanda reprimida de 30%, além de não ser possível fazer essa reserva.

E, o Carnaval é um dos períodos em que as transfusões são mais necessárias, em razão do número de acidentes de trânsito e de ocorrências de violência, muitas vezes provocadas por excesso no consumo de álcool.

É a hora de praticarmos solidariedade e cidadania. Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50 quilos, manter hábitos de vida saudáveis e não estar tomando medicamentos. A pessoa deve levar um documento de identificação com foto e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Doe sangue, preserve a vida!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...