quarta-feira, 19 de novembro de 2014

10 Dicas para o trabalho em equipe

Fonte: Blog LM
Uma equipe unida e em sintonia com o trabalho é o sonho de qualquer organização. Contudo, formar esta equipe não é uma tarefa fácil e exige um exercício diário de relacionamento e compreensão. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 dicas essenciais para tornar o ambiente de trabalho um lugar mais prazeroso e melhorar o desempenho do trabalho coletivo.

1. Saiba Ouvir – respeite as opiniões de seus colegas de trabalho e procure compreendê-las antes de julgá-las. Ao se permitir ouvir, é possível que novas ideias venham à tona no ambiente de trabalho.

2. Compartilhe as suas Dificuldades – ninguém é o detentor do conhecimento absoluto. Sempre que sentir dificuldades, compartilhe com seus colegas, peça opinião, sugestões e crie um ambiente de construção coletiva de conhecimento.

3. Evite críticas vazias – evite realizar críticas vazias ou sem fundamentos. Ao identificar alguma falha, problema ou fator negativo no trabalho do seu colega, converse e busque entender melhor qual foi o motivo.

4. Contribua Positivamente – apontar os problemas é muito fácil, o difícil é buscar as soluções. Logo, procure contribuir positivamente em suas intervenções. Se um colega pede um conselho, ajuda ou se você deseja apontar algo no trabalho da equipe, busque sempre contribuir com novas ideias, soluções e possibilidades.



5. Planeje seu dia-a-dia – um ambiente formado com muitas pessoas tem uma tendência natural à dispersão. Para evitar isso, é preciso estabelecer objetivos e metas a serem alcançadas pelo grupo e, sempre que possível, realizar balanços para verificar se foram atingidas ao longo do tempo previsto.

6. Mantenha o Diálogo – networking é um ponto-chave na cultura organizacional. Sempre mantenha o diálogo e uma postura ética e transparente com seus colegas de trabalho.

7. Tenha paciência – em diversos momentos será necessário conciliar opiniões diversas no ambiente de trabalho. Para evitar desgastes e crises de relacionamento, busque compreender melhor as situações, mesmo que você não esteja de acordo com as opiniões em jogo.

8. Saiba Dividir – uma organização não é composta apenas por um indivíduo. Logo, ao finalizar sua pauta, não dê o trabalho como terminado. Procure observar mais o ambiente de trabalho e, na medida do possível, delegue, compartilhe responsabilidades e busque dividir esforços em prol do grupo.

9. Cuidado com o pensamento coletivo – o grupo deve estar aberto a receber opiniões externas e contrárias a práticas já consolidadas no seu dia-a-dia. É importante compreender que nem sempre o que todo mundo faz é o melhor para a organização ou mesmo para o próprio grupo.


10. Crie momentos de diversão – após o corre-corre diário, crie momentos de alegria, happy hours, comemorações etc. Esses momentos são importantes para fortalecer os laços dentro de uma organização e humanizar as relações de trabalho.

Fracionamento de remédios, uma prescrição sem efeito

Há oito anos em vigor, mas de efeito nulo na prática, a Resolução 80 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um exemplo de mais uma orientação legal que não “pegou” no Brasil. Publicada em 11 de maio de 2006, ela permite a venda de remédios fracionados nas farmácias e drogarias de todo o país. Além de garantir maior economia aos consumidores, que pagariam exatamente pela quantidade de medicamentos necessários, a medida tem como objetivo evitar o desperdício, o risco de intoxicação e do consumo de substâncias após o prazo de validade. Outra preocupação da resolução era evitar o descarte de forma inadequada, que leva ao risco de contaminação ambiental. No entanto, a resolução não prevê qualquer sanção em caso de descumprimento por parte de farmácias e drogarias.

Por remédio fracionado entende-se a separação e manipulação de qualquer medicamento de marca ou genérico por um farmacêutico responsável, que entregaria ao usuário a quantidade exata prescrita pelo médico. Esse trabalho deve ser realizado nas farmácias, cumprindo-se uma série de exigências previstas na resolução da Anvisa. Para que um medicamento seja fracionável é preciso constar na cartela dados como nome do medicamento, fórmula farmacêutica, registro do Ministério da Saúde e cada unidade vir acompanhada de uma bula e uma embalagem secundária que deve ser disponibilizada pela drogaria.(...)

Nos balcões de farmácias e drogarias, os farmacêuticos confirmam que apenas remédios de baixo custo e sem prescrição, na maioria das vezes, são encontrados já fracionados no comércio. Além disso, 
destacam a desinformação do público. 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...