quinta-feira, 28 de abril de 2011

28 de Abril: Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes no Trabalho

No Brasil, no período de 2007-2009 as estatísticas oficiais contabilizaram dados alarmantes. Foram 2.138.955 de acidentes de trabalho, sendo que 35.532  trabalhadores ficaram permanentemente incapacitados e 8.158 perderam suas vidas nos locais de trabalho, muitos dos quais jovens, em plena idade produtiva, cujas mortes poderiam e deveriam ter sido evitadas.

Só no ano de 2009 foram registrados, 723,5 mil acidentes de trabalho, dentre os quais, ocorreram 2.496 óbitos. Se considerada uma jornada média de 8 horas diárias, as mortes no trabalho no Brasil equivalem uma morte a cada 3,5 horas. 

Os dados oficiais apontam, ainda, que 13.047 pessoas ficaram permanentemente incapacitados o que equivale a uma média de 43 trabalhadores/as por dia, que não retornarão mais ao trabalho, aposentando-se precocemente. 

No mesmo período o custo dos acidentes de trabalho foi algo em torno de 56,80 bilhões só em gastos com a assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores e trabalhadoras vítimas das más condições de trabalho. O custo do social e do sofrimento imputado por esta situação aos trabalhadores e suas famílias é incalculável.

Os números são estarrecedores, e, certamente, mostram apenas uma parte do problema uma vez que muitas empresas, em um flagrante desrespeito à legislação, deixam de notificar inúmeros casos de acidentes e doenças do trabalho ao INSS.

Em face dessa grave situação, as Centrais Sindicais brasileiras elegeram o tema “Pela Humanização das Perícias do INSS e respeito ao Código de Ética Médica” para celebrar o dia “28 de Abril de 2011” com a realização de atividades nas capitais e grande centros urbanos do país.

Comemoração do 1º de Maio Unificado será em Vicente de Carvalho

Os práticos de farmácia e trabalhadores da Baixada, reunidos pela Força Sindical, CGTB, CTB, NCST e UGT em parceria com a prefeitura de Guarujá, vão comemorar o 1º de Maio Unificado, Dia Mundial do Trabalho, em Vicente de Carvalho, na praça 14 Bis.

A festa contará com shows de grupos diversos e durante o evento serão sorteados vários prêmios. Também será oferecida uma estrutura para ações de cidadania, com atendimento do Procon, emissão de cartão SUS e Carteira de Trabalho, serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atendimento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os trabalhadores aproveitarão a oportunidade para reivindicar que os itens da Agenda do Trabalhador sejam cumpridos pelo governo, como a redução da jornada e o fim do fator previdenciário, entre outros.

Venha participar, trabalhador, a festa é sua!

A quantas anda Redução da Jornada: Centrais cobram votação na Câmara

A votação da proposta que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, de autoria dos ex-deputados e hoje senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Paulo Paim (PT-RS), pode acontecer no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), dia 27/4, em resposta à reivindicação das centrais sindicais.

Representantes das centrais se reuniram com o presidente da Câmara para apresentarem a pauta de reivindicação relativa ao Dia do Trabalhador - 1º de Maio, que inclui a votação no Congresso da redução da jornada de trabalho e ainda do fim do fator previdenciário; da regulamentação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que proíbe a demissão imotivada; e do trabalho terceirizado.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que os trabalhadores vão intensificar a pressão no Congresso pela aprovação da redução da jornada de trabalho. "Sabemos que não é fácil. Reduzir a jornada de trabalho é uma luta de classes", disse o deputado e líder sindicalista, anunciando para o dia 2 de maio uma mobilização das centrais sindicais em todo o País em defesa da proposta.
Ag Diap

Negociação Salarial começa em breve

Foto Fecomerciários

Oito dirigentes dos práticos de farmácia e comerciários, escolhidos dia 26/4 durante assembléia realizada no Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande, formam a comissão mista que compõe o grupo de negociações da Campanha Salarial 2011 dos práticos de farmácia do Estado de São Paulo.

As rodadas de negociação com os patrões serão iniciadas brevemente. As principais reivindicações são: aumento real, redução da jornada, fornecimento de cesta-básica e cursos de qualificação profissional. A data-base é 1º de julho. 


Conheça a comissão negociadora

Sinprafarmas

Valdir Ribeiro da Silva - Americana
José Meireles – São José dos Campos
João Pereira de Brito - São Paulo
Jaime Porto – Santos

Sincomerciários

Regina Pessoti - Ribeirão Preto
Jair Mafra – Mogi da Cruzes
Mário Herrera - Marília
Aparecido Bruzarosco – Ourinhos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...