terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Pessoas com febre amarela não têm sintomas, mas espalham a doença


Fonte/Image: Saúde Abril
Até 65% dos indivíduos com febre amarela são assintomáticos – ainda assim, espalham o vírus indiretamente. A prevenção mais eficaz é tomar a vacina.

As notícias da vez sobre febre amarela envolvem os 32 casos confirmados no estado de São Paulo, especialmente na região do Vale Ribeira, e a morte de um macaco pela doença em pleno zoológico da capital paulista. “Isso é só a ponta do iceberg, porque muitas pessoas são infectadas, não desenvolvem sintomas e, assim, ficam de fora dos boletins epidemiológicos”, afirma a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim). “Mas, mesmo sem sinais, elas ajudam a transmitir o vírus”, arremata.

Como o macaco, o ser humano não transmite diretamente a febre amarela. No entanto, uma vez infectado, ele guarda o vírus em seu organismo por um tempo.

Pois é: mesmo sem sintomas, você pode estar com esse inimigo no corpo. E, se

Farmácia e Saúde: tendências para 2025


O evento Pós-NRF também destacou que, a velocidade e inovação se tornam desatualizados muito rapidamente pela transformação radical global que não poupa empresas e negócios que não têm no seu DNA e cultura a autotransformação permanente como mantra. A necessidade de buscar novos significados e modelos de negócio é o desafio recorrente para todas as organizações, especialmente as que atuam no consumo, pela crescente, irreversível e constante mutação dos omniconsumidores. 

A importância dos dados também foi reforçada no Pós-NRF. Os consultores comentaram que primeiro foram os dados, depois as informações tratadas, depois seu uso em caráter analítico, depois seu uso em caráter preditivo e mais recentemente a possibilidade de uso para antecipar demandas não verbalizadas ou ainda reconhecidas. Em todo o processo migrou-se gradativamente do uso da inteligência humana para, agora, o uso cada vez mais disseminado da inteligência artificial.

1. Consolidação do mercado As redes e associações devem representar 1/3 do mercado, reduzindo-se o número de farmácias independentes.

2. Serviços As farmácias devem se transformar em centros de serviços de saúde – com clínicas, exames laboratoriais, ópticos e de beleza.

3. Legislação mais flexível Prevê-se a oferta de novos segmentos de produtos (como alimentos) e lojas de comportando como centros de conveniência.

4. Marcas próprias Categorias foco desempenharão um papel estratégico, representando de 5% a 10% dos negócios

5. Concorrência Laboratórios farmacêuticos devem ir direto ao consumidor, acirrando a competitividade.

Doenças que podem ser evitadas com a vitamina D em dia


Fonte/Imagem: Guia da Farmácia
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população mundial – 3,6 bilhões – tem quantidades insuficientes de vitamina D. Só na América Latina, cerca de 67% das pessoas têm níveis inadequados de vitamina D no organismo. A situação é ainda mais alarmante quando indicações apontam que a falta da vitamina causa tantos problemas à saúde. 

O médico geriatra e cardiologista Roberto Dischinger Miranda (CRM 64140-SP) selecionou oito doenças que podem surgir ou se intensificar com a insuficiência de vitamina D no organismo:

Fragilidades ósseas 
Fraqueza muscular
Asma, gripes e resfriados
Artrite reumatoide
Problemas cardiovasculares

A vitamina D também previne o câncer, a obesidade e depressão.

Mais detalhes...

Sinal Vermelho Piscando!


ENTRE NÓS
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Com a eleição de um novo presidente e um novo Congresso, percebemos que ideologicamente, no período pós-redemocratização, os dois poderes estão afinados, pertencem à direita do espectro político.

Tanto o executivo quanto o legislativo foram eleitos em um pleito que teve como tônica a rejeição do poder estabelecido e suas práticas questionáveis, que negou seu voto para os políticos “tradicionais”, resultado disso uma mistura de renovação e continuidade. O Congresso renovou-se em 52% e o Senado em 85%.

Agora, a nova composição política é a mais conservadora das últimas décadas, com características econômicas liberais, refratária à proteção do meio ambiente, atrasada em relação aos direitos humanos, contra os direitos dos trabalhadores, fiscalizadora do ponto de vista da gestão (talvez a única característica realmente interessante para a sociedade em geral).

Para o executivo, o novo Congresso será um aliado na aprovação de todas as reformas pretendidas, dependendo apenas de uma boa articulação e coordenação política, acompanhada de uma oferta de propostas sem radicalismo em seu conteúdo.

Traduzindo em miúdos, o momento político é extremamente propício ao mercado/capital e contra o trabalho. Momento de sinal vermelho piscando para o movimento sindical brasileiro.

Instituições financeiras reduzem pela 4ª vez estimativa de inflação


Fonte/Foto: Ag Brasil
Instituições financeiras reduziram pela quarta vez seguida a previsão para a inflação neste ano. De acordo com pesquisa do Banco Central (BC), a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou, desta vez, de 3,94% para 3,87%. A projeção é do boletim Focus, uma publicação semanal do BC, com estimativas de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2020, a previsão para o IPCA permanece em 4%. Para 2021 e 2022 também não houve alteração na estimativa: 3,75%.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...