quinta-feira, 14 de maio de 2015

Aprovada MP que altera regras da pensão por morte

Fonte: Último Segundo
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13), com 277 a favor, 178 contra e uma abstenção, o texto principal da medida provisória 664, que restringe o acesso ao pagamento da pensão por morte. A votação será retomada na quinta-feira (14) para que sejam analisadas sete emendas - propostas de alteração ao texto principal.

O que muda no texto base da MP 664
A MP enviada pelo governo ao Congresso previa uma carência, ou seja, número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, de 24 meses para a concessão de pensão por morte. Na comissão especial, esse período foi diminuído para 18 meses de contribuição. 


Além disso, passa a ser exigido tempo mínimo de casamento ou união estável de dois anos para pagamento de pensão por morte. Se o óbito ocorrer antes do prazo de dois anos de casamento ou união, a pensão só será paga nos casos de acidente ocorrido após o casamento ou união estável ou quando o cônjuge for considerado incapaz, mediante exame médico-pericial do INSS, por doença ou acidente ocorrido após o casamento ou início da união estável e anterior ao óbito. O governo queria ainda diminuir o percentual da pensão a ser rateada, mas esse trecho foi alterado na comissão especial, que manteve os atuais 100% do valor.

Benefícios à categoria com a Caixa Seguros

Fonte/Foto: Fecomerciários
A Federação batalha para que, cada vez mais, os trabalhadores no comércio tenham acesso a benefícios em todo o Estado de São Paulo concedidos pelos seus 68 sindicatos filiados. 

Na manhã de 13 de maio, o presidente Luiz Carlos Motta recebeu diretores e gerentes da seguradora Caixa Seguros de SP e de Brasília, para tratar da concessão de seguros saúde, odontológico, de vida, previdenciário e também consórcios. A Caixa Seguros pretende realizar novos encontros com a Fecomerciários para dar continuidade ao assunto.

Câmara aprova emenda que derruba fator previdenciário

Foto Wilson Dias/ABr
Fonte: Agência BRasil
Por 232 a favor, 210 contra e 2 abstenções o plenário da Câmara aprovou uma emenda que modifica o fator previdenciário. A emenda consta na Medida Provisória (MP) 664/14 cujo texto-base foi aprovado antes pelos deputados. O governo que comemorou a aprovação da MP 664, que alterou as regras da concessão da pensão por morte e auxílio-doença, não concordava com a emenda.

O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), disse que, em quase duas horas de conversa, em um café da manhã com o vice-presidente da República, Michel Temer, o governo conseguiu costurar um acordo que evitaria a votação da emenda, o que não aconteceu.

Pela emenda aprovada, fica valendo a chamada regra do 85/95. Ela estabelece que o trabalhador receberá seus proventos integrais, quando, no cálculo da aposentadoria, a soma da idade com o tempo de contribuição for 85 para mulher, 95 para homem e 80 para professora e 90 para professor. A emenda será incorporada ao texto-base da MP, que vai para apreciação do Senado.

Motta vai presidir PTB Sindical

Fonte: Fecomerciários
O presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT/SP), Luiz Carlos Motta, presidirá o PTB Sindical, departamento criado pelo Partido Trabalhista Brasileiro para reunir entidades representativas de trabalhadores em diversos setores.

Motta já assumiu vaga na Executiva Nacional do PTB e também é suplente de deputado federal da legenda, tendo conquistado 94.992 mil votos nas eleições de 2014. Para o deputado Campos Machado, presidente estadual e secretário-geral nacional da sigla, essa nova gestão é fundamental para o fortalecimento do Partido Trabalhista Brasileiro em defesa dos trabalhadores.

À frente da Fecomerciários, Motta representa mais de 2,5 milhões de comerciários no Estado de São Paulo e 68 Sindicatos Filiados. Machado, como líder do PTB, ainda destacou o grande trabalho desenvolvido por Motta, como a criação da Corrente Comerciária, projeto que estimula a participação plena dos comerciários na ação política. A UGT/SP, por sua vez, conta com cerca de 300 entidades filiadas agrupadas em, aproximadamente, 70 categorias.

Segundo Motta, esse tipo de união sindical é de extrema importância no momento atual. “Somente unidos poderemos defender os direitos e os interesses dos trabalhadores, principalmente em um cenário de crise econômica que nos coloca no centro da discussão política”, explica o presidente da Federação.

Mulheres em cargos de chefia


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...