quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Logística Natalina!

Trenó Poderoso! 
Folha de São Paulo 18/12/05 
Celso de Campos Jr.
"Ele faz apenas uma viagem por ano e, mais do que qualquer outro veículo, não pode falhar — sob pena de estragar o Natal de mi­lhões de crianças. Nesta época do ano, costuma-se louvar a atuação do Papai Noel, competente fabri­cante e entregador de brinquedos, e dos duendes, seus dedicados ajudantes. Poucos, porém, dão crédito a uma peça fundamental da logística natalina: o trenó. 

Esperado pelos pequenos e in­vejado por motoristas de todas as idades, o lendário trenó, que há décadas cumpre sua missão sem precisar de manutenção, tem de­sempenho notável quando com­parado a qualquer veículo. Qual deles chega a uma velocidade de 1.046 km/s e roda 120 milhões de quilometros sem abastecer? De acordo com um artigo de Richard Waller publicado na revista "Spy", essas seriam algumas especificações necessárias para o veí­culo fazer todo o seu itinerário no tempo previsto. Os números con­sideram que 91 milhões de resi­dências cristãs tenham pelo me­nos uma boa criança a ser presen­teada e que o Papai Noel tenha 31 horas para alcançar todas (as sete horas extras são decorrentes dos fusos e da rotação terrestre).

Quanto mais presos, maior o lucro

Fonte: Portal Agência Pública
Foto: Peu Robles
Em janeiro do ano passado (2013), assistimos ao anúncio da inauguração da “primeira penitenciária privada do país”, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Porém, prisões “terceirizadas” já existem em pelo menos outras 22 localidades, a diferença é que esta de Ribeirão das Neves é uma PPP (parceria público-privada) desde sua licitação e projeto, e as outras eram unidades públicas que em algum momento passaram para as mãos de uma administração privada. 

Na prática, o modelo de Ribeirão das Neves cria penitenciárias privadas de fato, nos outros casos, a gestão ou determinados serviços são terceirizados, como a saúde dos presos e a alimentação. O slogan do complexo penitenciário de Ribeirão das Neves é “menor custo e maior eficiência”, mas especialistas questionam sobretudo o que é tido como “eficiência”.

Todos nascem iguais!


O Natal está chegando!...


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...