terça-feira, 31 de março de 2015

Chocante!

Emilio Morenatti/Lifestyle
A violência doméstica é uma realidade para muitas mulheres paquistanesas, seja porque rejeitaram propostas de casamento, seja porque simplesmente nasceram mulheres.

Medicamentos devem ter reajuste de até 5,90%

Fonte: Diário do Nordeste
O consumidor deve estar atento aos preços e preparar o bolso para os aumentos que ocorrerão a partir de hoje (31/03). Os medicamentos com preço controlado deverão sofrer um reajuste médio entre 5,40% e 5,90%, conforme cálculo do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), com base nos fatores da fórmula de reajuste publicados na última quinta-feira (26/03) pela Secretaria-Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no Diário Oficial da União.

Por meio de três comunicados, a CMED divulgou os fatores da fórmula - os chamados fatores X e Y - e as classes de medicamentos que sofrem o reajuste. A partir dessa informação, a indústria consegue antecipar o percentual de aumento dos produtos, que deverá atingir 19 mil apresentações de medicamentos. A previsão é que o percentual oficial seja divulgado pelo governo nesta terça-feira.

Em fevereiro, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram novos critérios para adequar o índice de aumento "à realidade do mercado farmacêutico". Na ocasião, o governo antecipou que o reajuste deverá ficar abaixo da inflação e menor em relação ao que seria calculado com a regra anterior. A estimativa oficial é de que haja uma redução na ordem de R$ 100 milhões nos gastos com medicamentos no Brasil em um ano, para o mercado geral de medicamentos do País, para as famílias, governos e prestadores de serviços que compram medicamento. 

Novidades no reajuste de preço de medicamentos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde anunciaram algumas alterações no modelo de cálculo percentual do reajuste. A principal mudança é a redução do número de medicamentos que estão sujeitos à maior adaptação de preço.

Os três níveis de reajuste de preço são definidos conforme à concorrência dos grupos de mercados, classificados como não concentrados, moderadamente concentrados e altamente concentrados. A ampliação do grupo autorizado a fazer o menor reajuste de preço ocorre porque o novo cálculo adotará o modelo internacional para a medição do poder de mercado individual de empresas ou grupos econômicos – o Índice Herfindahl-Hirschman (IHH).

O grupo que sofrerá o maior reajuste é composto por medicamentos de maior concorrência, menor preço e custo tecnológico. Já os medicamentos de maior custo, baixa concorrência e alta tecnologia, terão o menor índice de reajuste.

Outra novidade é que, a partir de agora, a atualização de dados por parte da indústria será semestral, com a intenção de facilitar o monitoramento de mudanças e tendências no mercado.

Contribuinte deve ter cuidado com e-mail falso em nome da Receita

MArcello Casal Jr/ABr
Fonte: Agência Brasil
Mensagens eletrônicas (e-mails) em nome da Receita Federal continuam a ser enviadas aos contribuintes neste período de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015. Uma das mensagens falsas oferece facilidades na obtenção do Programa Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2015. 

De acordo com a Receita, as mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras do cidadão desavisado. Os links contidos nas mensagens falsas, normalmente, abrem brechas no computador para a instalação de vírus e malwares, que são pragas digitais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...