terça-feira, 16 de setembro de 2014

O significado das tarja nos medicamentos

Fonte: Abet Informa
Os medicamentos possuem uma ampla ação e atuam em diversos sistemas no nosso organismo, desde os mais simples até os mais complexos. De qualquer forma provocam alterações no nosso organismo, portanto são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.

Para esta classificação, foi adotado o critério de tarjas (faixas), que são facilmente identificadas nas embalagens dos medicamentos.

Tarja vermelha sem retenção da receita: são vendidos mediante a apresentação da receita. Na tarja vermelha está impresso "venda sob prescrição médica". Estes medicamentos têm contra-indicações e podem provocar efeitos colaterais graves.

Tarja preta: são os medicamentos que exercem ação sedativa ou que ativam o sistema nervoso central, portanto também fazem parte dos chamados psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor azul. Na tarja vem impresso "venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência". 


Programas de laboratórios dão desconto de até 60%

Fonte: Todo Dia
Com o objetivo de fidelizar clientes, laboratórios farmacêuticos mantém programas próprios de descontos, nos quais o consumidor pode pagar até 60% menos na compra de um medicamento. Ao menos nove empresas já possuem este tipo de estratégia, que fornece, em sua maioria, medicamentos de uso contínuo ou por tempo prolongado. Apesar do benefício, por questões éticas, os programas de descontos são pouco divulgados.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2012 apontam que 46,8% da despesa média mensal com saúde da família brasileira são direcionados à compra de remédios, valor superior ao que se gasta com plano de saúde (29,8% da renda com saúde).

As empresas possuem programas e páginas de relacionamento exclusivos para os programas de descontos, como o "Cuidados pela Vida" da Aché, "Libbs Vale Saúde" da Libbs, "Programa Vale Mais Saúde" da Novartis, "HealthCare" da Bayer, "Conexão saúde" da Sanofi-Aventis, "Vida Mais" da Mantecorp, "Faz Bem" da Astra Zênica, e o "Mais Pfizer", da Pfizer. A a Lundbeck Brasil também oferece o programa.


Assassinato de crianças no Brasil

Fonte/Foto: Ag. Câmara
O Brasil é o sexto país do mundo no ranking de homicídios de crianças e adolescentes de zero até 19 anos de idade. Os dados, divulgados na semana passada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), são de 2012 e abrangem 190 países, onde morreram assassinadas 95 mil crianças. Destas, 11 mil eram brasileiras. Em números absolutos, o Brasil ficou apenas atrás da Nigéria, que teve 13 mil mortos nessa faixa etária. Para o Unicef, entre as razões para o grande número de homicídios de jovens no Brasil estão o aumento da desigualdade, o acesso a armas de fogo, o alto consumo de drogas e o crescimento da população jovem.

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