terça-feira, 16 de setembro de 2014

O significado das tarja nos medicamentos

Fonte: Abet Informa
Os medicamentos possuem uma ampla ação e atuam em diversos sistemas no nosso organismo, desde os mais simples até os mais complexos. De qualquer forma provocam alterações no nosso organismo, portanto são classificados conforme o grau de risco que o seu uso pode oferecer à saúde do paciente.

Para esta classificação, foi adotado o critério de tarjas (faixas), que são facilmente identificadas nas embalagens dos medicamentos.

Tarja vermelha sem retenção da receita: são vendidos mediante a apresentação da receita. Na tarja vermelha está impresso "venda sob prescrição médica". Estes medicamentos têm contra-indicações e podem provocar efeitos colaterais graves.

Tarja preta: são os medicamentos que exercem ação sedativa ou que ativam o sistema nervoso central, portanto também fazem parte dos chamados psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor azul. Na tarja vem impresso "venda sob prescrição médica – o abuso deste medicamento pode causar dependência". 


Não tarjados ou OTC – Over the Counter: sua venda é livre. São medicamentos com poucos efeitos colaterais ou contra-indicações, desde que usados corretamente e sem abusos. Estes medicamentos dispensados sem a prescrição médica são utilizados para o tratamento de sintomas ou males menores, como: resfriados, azia, má digestão, dor de dente, pé de atleta e outros. É importante ressaltar que esses produtos estão isentos de prescrição médica, porque a instância sanitária reguladora federal considerou que suas características de toxicidade apontam para inocuidade ou são significativamente pequenas. Porém, sua utilização deve ser feita dentro de um conceito de automedicação responsável.

Tarja vermelha com retenção da receita: são os medicamentos que necessitam de retenção da receita, conhecidos como medicamentos psicotrópicos. Só podem ser vendidos com receituário especial de cor branca. Na tarja vermelha está impresso "venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção de receita".

Tarja amarela: esta tarja deve constar na embalagem dos medicamentos genéricos e deve conter a inscrição "Medicamento Genérico", na cor azul.

Cuidado! Ao comprar seu medicamento, ouça sempre a orientação de um médico, que é o profissional habilitado a cuidar de sua saúde.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...