segunda-feira, 22 de julho de 2013

As principais reivndicações das Centrais de Trabalhadores

Você conhece as pautas de luta das Centrais Sindicais? 
Confira abaixo no infográfico feito pelo jornal O Povo Online de Fortaleza (CE).


Secretariado da Força Sindical discute poder de mobilização dos comerciários

Líderes sindicais comerciários do Estado de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais participaram nesta segunda-feira (22/7) do encontro do Secretariado Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da Força Sindical (SENTRACOMSERV), no Centro de Lazer da Fecomerciários em Praia Grande/SP.

A mesa foi composta pelo presidente MOTTA, da Fecomerciários; Milton de Souza, o Neco, presidente do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (RS); e Cibele Cristina Lemos de Oliveira, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Varginha (MG).

MOTTA abriu o encontro dizendo que a categoria comerciária está em constante crescimento e sempre apoiando a Força Sindical em suas lutas. “Esta reunião visa organizar os comerciários para a participação na 5ª Conferência Internacional da Força Sindical, que acontece hoje e amanhã no nosso Centro de Lazer, na qual demonstraremos nossa força dentro da Central e no Congresso Nacional, com reivindicações a favor dos trabalhadores”, ressaltou.

Para Neco, é muito importante a representação dos comerciários na Força Sindical. “Já mostramos nosso poder de organização no 11 de julho, Dia Nacional de Luta, onde as Centrais Sindicais, juntamente com os comerciários, fizeram uma histórica manifestação nas ruas em todo o Brasil em defesa da Pauta Trabalhista”.


Todos os presentes concordaram que as reivindicação e políticas da Força Sindical devem ser a nível internacional.
Fonte/Foto: Fecomerciários

Um mês após pactos de Dilma, 'voz das ruas' é esquecida pelo Congresso

Um mês após a presidenta Dilma Rousseff ir à televisão propor em cadeia nacional os cinco pactos como resposta às manifestações de junho, um balanço do trabalho do Congresso Nacional mostra que os protestos foram gradualmente esquecidos por deputados e senadores. 

Se não fizeram ouvidos moucos à "voz das ruas" nas primeiras semanas, em meio a uma pressão social mais clara, líderes do Legislativo parecem agora trabalhar para um retorno à "normalidade", especialmente se isso representar uma nova desconexão entre a vontade popular e a vida partidária tradicional.

INSS tem nova regra para trabalho antes dos 16 anos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou na quinta-feira (18/7) novas regras para reconhecer nas agências o período em que o segurado trabalhou no início da adolescência. A instrução normativa 70, publicada no "Diário Oficial da União" e assinada pelo presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, deve dificultar a vida de quem trabalhou a partir dos 12 anos.
A mudança acabou com uma exceção aplicada pelo órgão, que garantia a contagem a partir dos 12 anos de idade para trabalhos exercidos em qualquer época. Agora, em alguns casos, será preciso ir à Justiça ou apresentar recurso no INSS.

Até a publicação, o órgão considerava como período de contribuição a atividade do segurado desde os 12 anos. A exigência era apresentar documentação da época, em nome do próprio segurado.

Fonte: Jornal Correio do Povo de Alagoas

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...