quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Saúde da Mulher: um simples direito!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Entramos no mês de outubro e a campanha Outubro Rosa pipoca pelo país. Mas não basta pensar apenas no câncer de mama. A saúde da mulher deve ser tratada pelo poder público incorporando a concepção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, abrangendo a visão de cuidado à mulher em todas as suas fases de vida, da infância ao envelhecimento saudável.

Por isso, é cada vez mais necessário que o Estado brasileiro adote políticas acessíveis às necessidade das mulheres, que devem ser vistas como cidadãs, com direitos iguais e, ainda mais, como pessoas com capacidade de decisão, que possuem especificidades no processo de saúde e doença em função da condição feminina. E, isto tanto no que se refere à saúde, como também sobre as condições gerais de vida e trabalho.

No Brasil uma questão inaceitável é o número de mortes de mulheres que poderiam ser facilmente evitáveis, principalmente as chamadas mortes maternas, aquelas por câncer do colo de útero, por Aids e aborto. A maioria desses óbitos poderiam ser evitados pela aplicação de políticas públicas de prevenção, acessíveis às camadas mais necessitadas da população. Também é inaceitável o número de mortes e sequelas provocadas pela violência (doméstica, psicológica, física, moral, patrimonial, sexual e até mesmo o tráfico de mulheres) um mal que atinge mulheres de diferentes classes sociais, origens, regiões, estados civis, escolaridade ou raças.

Portanto, nada mais natural que o movimento organizado de mulheres intervenha na política nacional de saúde exigindo direitos que deveriam ser respeitados e cumpridos pelo poder público sem tanta luta e discussão!
Nós abraçamos esta causa... e você?

Comércio nacional deve abrir 73 mil vagas temporárias para o final de ano

Fonte/Foto: Ag. Brasil
Mais de 73 mil pessoas serão contratadas pelo comércio brasileiro para as festas de fim de ano, com alta de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram geradas 66,7 mil vagas temporárias de emprego. 

A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) . 

O vestuário é um dos setores que mais crescem com o Natal. As vendas aumentam mais de 80% em dezembro em comparação com o mês anterior. Segundo Bentes, vestuário é o mais democrático dos segmentos, porque engloba desde a lembrancinha adquirida no comércio popular até produtos de marca, mais caros. Se isso ocorre nas vendas, acaba replicando também no emprego, demandando mão de obra em dezembro. 

Outro segmento que deve concentrar os maiores volumes de contratação é o de hiper e supermercados, que responde por 30% do varejo e foi afetado positivamente este ano pelo dólar baixo e pelos preços em queda dos alimentos. Espera-se efetivação de uma parcela significativa, pelo menos 27% dos contratados temporários. 

Que relação existe entre sindicato e democracia?

Fonte: DIAP/Cartilha Para que serve e o que faz o Movimento Sindical
A relação é intrínseca. A organização sindical, instituição indispensável ao diálogo social, é um dos elementos garantidores da democracia. Ela faz parte do tripé da democracia, que é constituído por: partidos, imprensa e sindicatos.

Um país que não possui sindicatos organizados, imprensa livre e partidos fortes
não pode ser considerado democrático.

Os partidos, no caso brasileiro, possuem três atributos exclusivos: i) o de canal das disputas eleitorais (ninguém concorre sem estar filiado a um partido político; ii) o da gestão direta do poder (ninguém é eleito ou se reelege para os cargos de presidente da República, governador, prefeito, senador, deputado ou vereador sem estar filiado a um partido) e iii) o de expressão da democracia.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...