terça-feira, 8 de janeiro de 2019

SUS oferta novo tratamento para pacientes com degeneração macular

O Ministério da Saúde ampliou o rol de procedimentos ofertados no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com diagnóstico de Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) com a oferta do medicamento antigiogênico e o exame de tomografia de coerência óptica. As duas incorporações são importantes, tanto para detectar precocemente a doença quanto para tratar os casos já confirmados, estabilizando a evolução da doença. A Degeneração Macular é uma doença que ocorre na parte central da retina (mácula), área do olho responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central.

Para diagnóstico e tratamento da degeneração macular, o SUS já ofertava o exame de mapeamento de retina, que auxilia na identificação da DMRI. O paciente também conta com o procedimento de fotocoagulação à laser.

Os dois novos procedimentos são para atender pacientes a partir dos 60 anos e deverão ser realizados conforme Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) do Ministério da Saúde. O medicamento antigiogênico para tratamento de Degeneração Macular é injetável e pode ser feito em um ou nos dois olhos, com intervalo mínimo de 15 dias entre um olho e outro. Já a tomografia de coerência óptica é um exame oftalmológico não invasivo para diagnóstico da doença nos dois olhos. O exame visa detectar sinais microscópicos de alterações precoces da retina.

A incorporação dos procedimentos na tabela SUS passou a vigorar a partir de dezembro de 2018, com a publicação da portaria 4.225 no Diário Oficial da União (DOU). Por um período de seis meses, os recursos destinados ao custeio desses novos procedimentos serão disponibilizados pelo Ministério da Saúde aos estados por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), ou seja, serão recursos extrateto. O objetivo é formar série histórica de atendimento, para posterior incorporação desse custeio ao Teto de Média e Alta Complexidade dos estados.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença degenerativa e progressiva que acomete a área central da retina (mácula), na qual as imagens são formadas, levando invariavelmente à perda da visão central. O principal fator de risco para a DMRI é o aumento da idade. Pode ser classificada como seca, responsável pela maior parte dos casos (85%-90%), ou úmida (10%-15%).

DPSP lança marca própria de vitaminas


Fonte/Imagem: Panorama Farmacêutico
O Grupo DPSP, que reúne as redes Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, desenvolveu uma linha exclusiva de suplementos vitamínicos voltada para a saúde e o bem-estar. Lançada em dezembro, a V.IT Care faz parte de um movimento estratégico da companhia focado em produtos com as melhores formulações e tecnologia.

Em março de 2018, o grupo já havia apresentado a linha Ever Care, destinada à assepsia e a cuidados pessoais. “Nosso objetivo é oferecer produtos baseados em uma excelente relação custo-benefício, com o endosso das nossas marcas e apoio dos farmacêuticos e atendentes das mais de 1.300 lojas das duas redes”, explica Andrea Sylos, gerente executiva comercial do Grupo DPSP.

Composta por sete itens – Multivitamínico A/Z, Multivitamínico Mulher, Multivitamínico Homem, Multivitamínico Sênior, Cálcio com vitamina D e K, Cloreto de Magnésio e Ômega 3 – Óleo de Peixe 1.000 mg –, a V.IT Care está disponível nas lojas e nos e-commerces das marcas.


Uso de mercúrio está proibido em produtos para a saúde

Fonte: Anvisa
Está proibida a fabricação, importação e comercialização dos termômetros e medidores de pressão que utilizam coluna de mercúrio para diagnóstico em saúde. A medida também inclui a proibição de uso desses equipamentos em serviços de saúde, que deverão realizar o descarte dos resíduos sólidos contendo mercúrio, conforme as normas definidas pela Resolução da Diretoria Colegiada – RDC 222/2018 (versão comentada) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e órgãos ambientais (federal e estaduais). 

A medida foi definida pela RDC 145/2017 e entrou em vigor nesta terça-feira (1/1). A proibição dos termômetros e dos esfigmomanômetros – como são chamados tecnicamente os medidores de pressão – com coluna de mercúrio é resultado da Convenção de Minamata. Assinada pelo Brasil e mais 127 países, em 2013, a convenção tem como objetivo eliminar o uso do mercúrio em diferentes produtos como pilhas, lâmpadas e equipamentos para saúde, entre outros.

Estamos dentro do jogo democrático!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

O movimento sindical entra em 2019 em ritmo de reformulação, para voltar a assumir o papel de protagonista nas discussões democráticas em torno dos direitos trabalhistas e sociais, revertendo o movimento de quebra da unidade sindical brasileira imposto pelo governo federal, através de várias medidas como a flexibilização do imposto sindical, fonte de renda prioritária das entidades, até a extinção do Ministério do Trabalho.

Apesar dos duos golpes o movimento está preparado para um amplo processo de discussão e negociação com o novo governo, representando os trabalhadores, duramente penalizados pelo desemprego que atinge 12,4 milhões de cidadãos, 11,7% da população economicamente ativa (IBGE/PNAD, novembro de 2018) e pelo aumento da informalidade e consequente precarização do trabalho.

A reforma trabalhista suprimiu direitos historicamente conquistados pelos

Presidência tem a porta aberta para toda a sociedade

Fonte: Ag. Brasil
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom

Responsável pelo diálogo entre o Executivo e diversos segmentos da sociedade, incluindo empresários e entidades sociais, o ministro da Secretaria de Governo (Segov), general Carlos Alberto dos Santos Cruz, reiterou que as “portas estarão abertas” para ouvir sugestões, críticas e colaborações. Também reafirmou que a imprensa terá acesso a dados e informações para divulgação para a população. 

“O mais importante dessa conscientização é que Presidência tem a porta aberta para qualquer segmento social, para a imprensa, para que a população saiba aquilo que acontece e saiba os valores do que acontece”, afirmou o general em entrevista divulgada pela Presidência da República.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...