terça-feira, 28 de julho de 2009

Agenda de interesse dos Trabalhadores

Salário mínimo, fator previdenciário, sustentação dos sindicatos e terceirização precisam ter desfecho positivo ainda este ano e devem ser tratados como prioritários na agenda dos trabalhadores
Agência Diap

Assalto é Acidente do Trabalho, Trauma, Medo, Neurose

Infelizmente a insegurança tem aumentado diariamente uma vez que os investimentos na área tem sido insuficientes para prevenir os assaltos às drogarias e farmácias. Diminuir o lucro para investir em segurança, preservando a saúde e a vida dos trabalhadores não é prioridade.

Mas é bom lembrar que a lei previdenciária considera acidente do trabalho aquele que decorre do exercício do trabalho a serviço de uma empresa provocando lesão corporal ou perturbação funcional que podem causar morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho (podem ser temporárias ou permanentes e decorrer tanto de problemas físicos quanto mentais).

Mesmo que o trabalhador não tenha sido lesionado fisicamente é dever da empresa emitir a CAT até 24 horas após o acontecimento. A CAT também pode ser emitida pelo médico que atendeu o trabalhador, o Sindicato que o representa ou qualquer autoridade pública. A CAT é um documento fundamental para a defesa dos direitos do trabalhador.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...