quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Lembrar é uma forma de luta!

Foto: CC BY-NC-ND 2.0 / Flickr - Meanest Indian

Atualize a caderneta de vacinação

Hoje é celebrado o Dia Nacional de Vacinação. As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e têm o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro.


A vacinação é a maneira mais eficaz de se evitar diversas doenças imunopreveníveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B e febre amarela, entre outras. Atualmente, a cobertura vacinal no Brasil imuniza não apenas crianças, mas também oferece vacinação para adolescentes, adultos, idosos, povos indígenas e populações com necessidades especiais.

Aproveite a oportunidade, procure o posto de saúde mais próximo e atualize a caderneta de vacinação.

22º Congresso Comerciário: palestras mexem com o público!


Dia 16/10, durante o 22º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, os sindicalistas Lourival Figueiredo, diretor secretário da CNTC e presidente da FEAAC, e Ricardo Patah, presidente da UGT e do Sincomerciários de São Paulo, apresentaram três prorrogativas em comum na palestra “Ajustes necessários à Regulamentação da Profissão de Comerciário”. São elas: 1) unificação da data base da categoria em todo o Brasil; 2) piso salarial unificado; 3) discutir a redução da jornada e a humanização do trabalho dos comerciários, especialmente aos domingos e feriados.

Terceirização
Outra palestra que chamou a atenção da enorme plateia foi “Terceirização ampliada (PL 4.330): riscos e prejuízos”, ministrada por Antônio Augusto Queiroz, consultor do Diap. Queiroz disse que por pressão das Centrais Sindicais, que encabeçam a luta contra a aprovação do projeto, provavelmente ele só será votado no Congresso despois das eleições.

Queiroz mostrou que o PL 4.330 precariza as relações do trabalho, reduz o emprego e prejudica brutalmente os trabalhadores, já que terceiriza as atividades-fim e meio e deixa os empregados desamparados se a empresa contratada não cumprir com suas obrigações legais.

Sindicalismo e Política

O ex-prefeito de Osasco, Emídio Souza, falou sobre “Sindicalismo e a Política Nacional”. Inicialmente, Emídio destacou as realizações dos governos Lula e Dilma. Sobre a questão política, o palestrante abordou a “migração” de dirigentes sindicais a cargos eletivos. De modo enfático, o ex-prefeito sublinhou como “coisa do passado” a afirmação de que Sindicato e política não se misturam. Emídio questionou: “Como defender os interesses dos trabalhadores na Câmara Federal onde dos 513 deputados, menos de cem tem origem sindical?”. Ao finalizar, Emídio afirmou: “Toda caminhada tem o primeiro passo. Este 22º Congresso já esta contribuindo para a formação política dos seus participantes. Multipliquem o aprendizado adquirido e promovam, constantemente, discussões sobre participação política em suas bases”.
Fonte: Fecomeciários

Plano de saúde individual fica 71% mais caro

Quem procura contratar um plano de saúde individual tem dificuldade de achar opções no mercado e, quando as encontra, tem de amargar mensalidades até 71% mais altas do que as prestações dos contratos coletivos. A maioria das operadoras não trabalha mais com os planos único do cliente e agora vende basicamente as modalidades empresariais e coletivas.

Na capital, por exemplo, o consumidor tem na prática duas empresas que oferecem planos individuais, a Unimed Paulistana e a Prevent Senior, voltada para a população com idade superior a 59 anos. Se um cliente de 35 anos optar por um contrato individual na Unimed, vai pagar valores que podem ficar até 71% acima da custo de um plano coletivo.

Todo trabalhador deve saber sobre "onde trabalha"...

Fonte: TRT10

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...