quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Comerciário é maioria no ato das Centrais


Fonte: Fecomeciários
Em mais uma demonstração de poder de mobilização, os comerciários do Estado de São Paulo participaram de modo expressivo do “Dia Nacional de Luta”, protesto realizado na manhã desta quarta-feira, 28 de janeiro, no vão livre do Masp (Avenida Paulista). O ato reuniu cerca de 10 mil representantes das Centrais: UGT, Força, CTB, CGTB, CSB e CUT, além de movimentos sociais.

“Com certeza, os comerciários do Estado se destacaram no ato. Às 10 horas, a maioria dos 68 Sindicatos Filiados à nossa Federação já estava na Paulista. Obrigado a todos pelo atendimento à nossa convocação!”, disse Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários e da UGT/SP. 

Desta vez, a manifestação promovida pelas seis Centrais Sindicais foi contra as medidas do governo federal que ameaçam direitos e empregos, como abono salarial, auxílio doença, seguro-desemprego e outras suadas conquistas trabalhistas, além das últimas decisões nas áreas econômica e fiscal.

Sabia que o Brasil possui dois dos maiores aquíferos do planeta?


Fonte: Wikipedia
Localizado sob o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, o Aquífero Guarani é conhecido internacionalmente como o maior aquífero do mundo, em relação a sua extensão territorial. Possuindo cerca de 1,2 milhões de km², a maioria de sua extensão está localizada em território brasileiro, cerca de 840.000 Km². 2/3 de sua área total está distribuída entre os estados de Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

O aquífero tem uma espessura média de 250 metros e um volume de aproximadamente 45 000 quilômetros cúbicos. A profundidade máxima é por volta de 1 500 metros, com uma capacidade de recarregamento de aproximadamente 160 quilômetros cúbicos ao ano por precipitação. É dito que esta vasta reserva subterrânea pode fornecer água potável ao mundo por duzentos anos. Devido a uma possível falta de água potável no planeta, que começaria em vinte anos, este recurso natural está rapidamente sendo politizado, tornando-se o controle do Aquífero Guarani cada vez mais controverso.[

Porém, ele não é o mais volumoso, perdendo para o Alter do Chão,rnalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,aquifero-descoberto-no-norte-seria-o-maior-do-mundo,536868O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,aquifero-descoberto-no-norte-seria-o-maior-do-mundo,536868O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,aquifero-descoberto-no-norte-seria-o-maior-do-mundo,536868O material jornalístico produzido pelo Estadé protegido por le compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://www.estadao.com.br/noticias/geral,aquifero-descoberto-no-norte-seria-o-maior-dcom maior reserva de água, sob os estados do Pará, Amazonas e Amapá. Abastece a totalidade de Santarém e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos. Dados iniciais revelam que sua área é de 437,5 mil quilômetros quadrados com espessura de 545 metros. Com 86 mil quilômetros cúbicos, o aquífero poderia ser suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial.[1] O Alter do Chão teoricamente ocuparia uma pequena área em extensão mas um grande volume cúbico, reservando aproximadamente 86 mil quilômetros cúbicos de água contra apenas 45 mil quilômetros cúbicos do aquífero Guarani. Ele é um dos aquíferos de maior volume de água no mundo.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...