terça-feira, 23 de junho de 2015

Gripe e resfriados prejudicam rotina de trabalho dos brasileiros

Os problemas de saúde que mais impedem os brasileiros a comparecerem ao trabalho são a gripe e o resfriado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles foram apontados em mais de 17% dos casos, seguidos de dores nas costas, problemas na nuca ou pescoço, além de dor nos braços e mãos.

Segundo clínico geral do Hospital San Paolo, Dr. Bento Ferreira de Carvalho Filho, gripe e resfriado são doenças diferentes e que requerem cuidados específicos. O quadro da gripe, por exemplo, pode perdurar de 7 a 10 dias. “É uma infecção viral, que se caracteriza pelo surgimento de febre alta, cefaleia, dores no corpo, mal-estar, tosse seca, dor de garganta e coriza. Podem ocorrer também, complicações como sinusite bacteriana, otite média, pneumonia”, declara.

Já o resfriado comum tem sintomas mais brandos, caracteristicamente percebidos como congestão nasal, coriza clara e espirros, geralmente sem febre. “Resfriados, normalmente são causados por choques térmicos e podem ser combatidos com uma boa alimentação, hidratação e higiene nasal. A gripe pode ser prevenida por meio de vacina anual, disponibilizada em postos de saúde e em clínicas privadas, bem como durante as campanhas nacionais de vacinação”, afirma o médico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...