terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Tarefa gigantesca!

Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, o Fórum Social Mundial, este ano batizado de Fórum Social Temático (FST) foi uma preparação para a Cúpula dos Povos - Evento da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 (jun/12), que reuniu o movimento sindical brasileiro e diversos movimentos sociais, na grande Porto Alegre/RS, somando cerca de 40 mil participantes.

A economia verde que de acordo com a ONU é definida como aquela que resulta em melhoria do bem-estar das pessoas devido a uma maior preocupação com a equidade social, riscos ambientais e escassez dos recursos naturais, deu foco aos debates.


A diversidade de grupos e idéias foi logo percebida na colorida marcha de abertura. As oficinas contemplaram temas como a democratização da comunicação, violência contra as mulheres, desenvolvimento sustentável e solidário, reforma agrária, agricultura familiar, trabalho decente, luta pela educação e pela saúde, etc.
O evento reuniu ativistas de várias partes do mundo que deram lições de cidadania e consciência, construindo a partir de diferentes pontos de vista uma única perspectiva para superar os desequilíbrios sociais. Como não podia deixar de ser, Práticos de Farmácia e Comerciários mostraram unidade nacional.
O balanço geral do FST foi positivo, uma vez que a expectativas geradas com a realização do fórum foram alcançadas, alavancando uma rica plataforma de resoluções que serão levadas à Rio+20. A agenda proposta ainda abrange ações contra o capitalismo exacerbado, o patriarcado, racismo e qualquer forma de discriminação e exploração.


Sem dúvida, a luta ambiental aliada à luta pelo desenvolvimento social é de suma importância neste momento histórico, pois é ela que vai garantir condições dignas de vida num futuro que está bem próximo de nós.
O FST garantiu o espaço para denunciar as mazelas do capitalismo, combater as políticas neoliberais, reforçar bandeiras de mobilização, elaborar uma unidade de ações para os trabalhadores que tenha como centro a defesa dos direitos, o desenvolvimento sustentável da sociedade, a manutenção da paz.
Mudar paradigmas é uma tarefa gigantesca e nada fácil, mas estamos engajados nela, junto a todos os trabalhadores deste país!
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...